Compartilhe!

Juciano Bento da Silva, de 17 anos, é aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Herculano Pereira, localizada no município de Quixaba. Em sua primeira experiência no ENEM, ele conseguiu alcançar 960 pontos na redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle da dados na internet”. Juciano sonha em fazer Psicologia.

Após um ano de intensa preparação, Juciano disse que ainda sentiu dificuldade durante a prova. “Foi muito tenso. Na hora, não me veio nada sobre o tema. O tempo era pouquíssimo e a abordagem complexa”, afirmou o estudante. No dia da prova, Juciano e seus colegas de sala tiveram que percorrer cerca de 15km até a cidade de Patos, em ônibus disponibilizado pela escola, para fazer o ENEM.

Comecei a me preparar no final de 2017. Minhas aulas eram à noite, então eu tinha o dia inteiro livre para me preparar melhor sozinho em casa. Comecei estudando poucas horas e, depois, fui aumentando o tempo de estudo. A plataforma Studos, do Governo, me ajudou bastante a frisar o conteúdo. Toda semana, eu respondia os simulados da plataforma”, disse. O estudante afirma que recebeu muito incentivo da família, dos amigos e, sobretudo, da direção e de professores da escola que lhes tiravam dúvidas e disponibilizavam materiais de apoio.

O estudante acredita que o maior segredo para escrever uma boa redação é a leitura. “Estar atento a notícias e atualidades só será útil se você possuir o costume de ler e interpretar bem um texto. Isso é essencial. Na leitura, você impulsiona diferentes formas de enxergar um texto, além de enriquecer sua bagagem”.

Durante todo o ano de 2018, a 6ª Gerência Regional de Educação, que está situada em Patos e abrange 21 municípios circunvizinhos, realizou um conjunto de ações para preparar os alunos concluintes para o ENEM. Entre as ações, foram feitas visitas de orientação para as inscrições e para uso da plataforma Studos, aulões, distribuição de kit’s (camisetas, canetas, lanches), disponibilização de transporte escolar nos dias de prova e apoio aos estudantes em tendas montadas nos principais locais de prova.

A gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, Genilúcia Medeiros, falou sobre a importância do desenvolvimento do projeto “Se Liga no ENEM” e da alegria dos resultados obtidos. “No acompanhamento para o ENEM, realizado o ano inteiro, o Se Liga no ENEM veio impulsionar o atendimento ao aluno e a dedicação exclusiva, tendo como objetivo melhorar cada vez mais as formas e os métodos desses alunos aprenderem. Fiquei muito feliz com o resultado, não só de Juciano, que atingiu essa nota tão satisfatória, mas com os resultados de todos que compõem a 6ª Gerência. Todas as escolas e todos os alunos estão de parabéns. Esses resultados nos reafirmam que é possível sim, independente da escola que o aluno estude, seja particular, seja pública, pois na Rede Estadual o aluno tem apoio de toda a equipe, que é a gestão, a gerência e a SEECT. Nós investimos nos nossos alunos por que sabemos que eles são capazes”, declarou Genilúcia.

 

Texto: Marília Lucas 

Deixe seu comentário