Compartilhe!

Os cidadãos com Doença de Parkinson atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contam no estado da Paraíba com os serviços de referência do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires. A unidade oferece aos assistidos os trabalhos dos mais renomados especialistas da área da neurologia e neurocirurgia, além de uma infraestrutura robusta, equipamentos de alta tecnologia, ambulatório qualificado e procedimento cirúrgico. Os pacientes atendidos na instituição são regulados via Secretarias Municipais, em sintonia com o sistema de regulação do Estado.

O coordenador do ambulatório de neurocirurgia funcional e doença de Parkinson da instituição, Emerson Magno, explicou os atendimentos, destacando os procedimentos cirúrgicos. “Até o momento foram realizados na unidade de saúde cinco procedimentos cirúrgicos para o tratamento da doença. Isso vai da implantação do Deep Brain Stimulation (DBS), que consiste em um aparelho de neuroestimulação, semelhante ao marca-passo cardíaco, que libera de forma precisa impulsos elétricos em regiões específicas do cérebro, até a troca do marca-passo de estimulação. Contamos no complexo hospitalar com grandes profissionais da área de neurologia e o mais qualificado ambulatório especializado em neurocirurgia funcional, que é área da neurocirurgia que cuida desse tipo de patologia especifica”, explicou.

ses hosp metropolitano referencia no atendimento a doenca de parkinson 2 270×191 – Hospital Metropolitano é referência no atendimento a Doença de ParkinsonAinda de acordo com o neurocirurgião Emerson Magno, a doença não tem cura, mas com o tratamento adequado o paciente poderá ter mais qualidade de vida. “Em casos cirúrgicos, a neuroestimulação produz uma melhora importante dos sintomas que antes eram tratados com uso de medicações, mas que deixaram de responder adequadamente. Além disso, o DBS leva a redução na quantidade ingerida de medicamentos e nas complicações do seu uso crônico (discinesias, fenômeno ON-OFF), mas ressaltamos que a cirurgia só após avaliação criteriosa e com indicação ao paciente”, destacou.

O Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado no Ministério da Saúde, aproximadamente 1% da população mundial com idade superior a 65 anos tem a doença de Parkinson. Só no Brasil, estima-se que cerca de 200 mil pessoas sofram com o problema.

 

paraiba.pb.gov.br

Deixe seu comentário