Compartilhe!

A morte do garotinho patoense Arthur Bismark da Conceição Sousa, de apenas três anos de idade, no Hospital de Trauma de Campina Grande, nesta quinta-feira, 31, reacendeu a necessidade da construção do Hospital de Trauma de Patos. Arthur sofreu um acidente doméstico e teve traumatismo craniano. Foi levado para o hospital infantil de Patos e posteriormente para o Hospital de Trauma de Campina Grande, onde faleceu. Veja detalhes sobre o caso.

Nas redes sociais muitas foram as cobranças neste sentido. O internauta Zenaide Neto, opinou na matéria publicada pelo portal Folha Patoense, intitulada Criança que sofreu acidente doméstico em Patos não resiste e morre em Campina Grande. “Seria muito bom se a população de Patos na sua totalidade começasse a cobrar dos nossos políticos a construção do Hospital de Trauma do Sertão. Acho que já está na hora de nós patoenses começarmos a lutar por esse hospital. Vamos a luta!”, disse Zenaide.

Vítimas de graves acidentes no Sertão da Paraíba são deslocadas para Campina Grande, pois Patos não possui condições para atender pacientes da região, quando a questão é a falta de um hospital de trauma. As vítimas correm o risco de morte na estrada quando são transferidas para Campina, enfrentando grandes distâncias.

Não é de hoje que a construção da unidade de saúde é discutida em Patos e vários políticos da cidade já opinaram sobre essa necessidade

A discussão sobre o tema ganhou força em uma época em que a ex-prefeita Francisca Motta era deputada estadual e solicitou ao então governador José Maranhão para erguer a unidade na cidade.

Em 2011, Hugo Motta (MDB) assumiu o cargo de deputado federal e também defendeu esta causa, mas até o momento não temos novidades neste sentido.

Nas eleições de 2014 os candidatos prometeram a construção do hospital, mas nada aconteceu. Nas eleições de 2018, o assunto voltou a ser lembrado pelos candidatos.

Em entrevista para o JPB 1ª Edição, afiliada da Rede Globo, em 11 de setembro de 2018, o agora governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), disse que no seu plano de governo não constava a construção do hospital de trauma em Patos.

 

Pedro Jorge – pjpedrojorge2016@gmail.com

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário