Compartilhe!
fazenda 6
Extensionista da EMPAER acompanha o serviço na Fazenda Lagoa Seca.

Na manhã de ontem (quarta-feira, 06), o extensionista da EMPAER (Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária) Zildo Vicente esteve acompanhando o trabalho de ordenha mecanizada na Fazenda Lagoa Seca, no município de Cajazeirinhas, na região de Pombal. “Nessa fazenda tem a atividade da bovinocultura de leite, com a sala de ordenha canalizada”, disse Zildo.

Quando o mecanismo de ordenha é colocado para funcionar nas tetas da vaca o leite é retirado como se fosse mamado pelo bezerro. A técnica não causa danos ao animal.

Ele também visitou o agricultor familiar Francisco Agostinho Ferreira, do Sítio Cajazeiras, em Cajazeirinhas, que há seis meses não compra mais botijão por ter adquirido o biodigestor. “São duas casas interligadas, a da filha e a dele. Para aproveitar o biofertilizante que sai e aproveitar também o período chuvoso, vamos fazer uma horta para melhorar a alimentação dessas famílias e o agricultor ganhar o excedente. Quando o esterco do animal é transformado em biogás, surge o biofertilizante”, disse Zildo.

A utilização de biodigestor é uma saída para quem quer economizar ou não quer gastar dinheiro devido o aumento do preço do botijão.

Cajazeirinhas foi contemplada com três biodigestores que atendem seis famílias. “Quando acendemos um fogão, a chama é bem azul, não fede a gás e não suja panelas”, finalizou o extensionista.

Veja vídeo:

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Imagens: Zildo Vicente

 

Deixe seu comentário