Compartilhe!

5c621224016e4 WhatsApp Image 2019 02 11 at 22.26.52Usuários atendidos pelo serviço da central de regulação e marcação de consultas de Patos, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, enfrentaram até três horas de fila na manhã desta segunda-feira (11) para tentar marcar uma consulta médica pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os agendamentos no local foram iniciados às 7h, mas antes das 6h já havia usuários esperando em fila na área externa do prédio.

Às 8h37, quase três horas após a chegada de servidores no local para atendimento, a movimentação de pessoas na área ainda era intensa. “Hoje é a terceira vez que venho para tentar marcar uma consulta para o médico dermatologista. Da outra vez que tentei a recomendação foi que eu viesse cedo. Hoje cheguei cedo, só que agora recebi a informação que não tem mais vagas. Quase nove da manhã e perdi parte de meu horário de trabalho para ficar na fila, isso fica como? Tenho problema de pele e vou ter que voltar novamente sem ter uma certeza” disse Roseane Lucena, técnica de enfermagem e moradora do bairro Mutirão na cidade, distante 4,5 quilômetros da central de regulação e marcação de consultas.

A dona de casa Raque Leandro tentou nesta manhã, pela segunda vez, a marcação de uma consulta para seu pai de 89 anos. Ela chegou à central de marcação às 6h. “Essa é a segunda semana que venho para tentar marcar essa consulta. Quando cheguei hoje encontrei uma fila de mais de 50 pessoas e algumas me relataram ter chegado antes das seis horas. Eu não entendo isso, é preciso alguém fazer algo”, comentou.

Devido à movimentação intensa de pessoas para tentar atendimento, parte da Rua Galin Assis, no Centro, ficou tomada pelas pessoas e alguns veículos tiveram que parar para pedir passagem.

“Eu não tenho prioridade no atendimento, mas tenho 59 anos. Estou voltando hoje para tentar marcar um exame de eletrocardiograma, porque da última vez tentei me avisaram que a marcação para esse exame é apenas na segunda-feira. Eu cheguei às 7h e confesso que nunca vi uma fila desse tamanho” revelou Maria da Guia, moradora do bairro Jatobá.

A reportagem fez contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Patos e questionou os problemas enfrentados pela população no agendamento de consultas e exames no local, mas nenhuma informação foi enviada.

 

Epitácio Germano – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário