Compartilhe!

Com a proximidade do período carnavalesco, o Hemonúcleo de Patos reforça o pedido para que as pessoas de toda a região compareçam à unidade para doação de sangue. “Estamos com o estoque razoavelmente bem, mas durante o período carnavalesco muitas pessoas exageram na diversão e muitas fatalidades acontecem, como acidentes de carro, e as vítimas necessitam de sangue”, disse a assistente social Vânia Santos.

Para doar sangue é só dirigir até a sede, munido de documento original com foto. O Hemonúcleo  fica na Rua Cinco de Agosto, s/n, no bairro Belo Horizonte, por trás do Hospital Regional de Patos.

Para doar sangue é preciso estar bem alimentado e não ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior. O voluntário passará por uma entrevista antes da doação.

A doação pode ser feita a partir dos 16 anos, porém quem for menor de idade deve ir acompanhado de um responsável. “Atendemos das 7 horas até o meio-dia, mas segunda, terça e quarta da próxima semana não atenderemos em função do feriado”, frisa Vânia.

O Hemonúcleo também realiza o cadastro para a pessoa doadora de medula óssea. Basta ir munido de identidade e CPF. “Preenchemos a ficha e colhemos 5 ml de sangue do doador. Depois enviamos para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), em Recife-PE, para os testes de compatibilidade”, completou Vânia.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

 

Deixe seu comentário