Compartilhe!

O senhor Carlos Calixto da Silva, de 55 anos, conhecido por Gago, residente na Rua Antônio Barreto, Bairro Monte Castelo, em Patos, fazia alguns meses que se queixava de dores na boca. Ele sobrevivia fazendo bicos e sempre frequentava a Feira da Troca vendendo objetos de pouco valor.

Carlos Calixto estava bastante debilitado, pois já havia alguns meses que consumia bebida alcoólica em excesso e a família já não dava a atenção necessária. Como residia sozinho, os vizinhos e a Agente Comunitária de Saúde Vandinês Leite ajudavam com refeições.

Bastante debilitado e apresentando dificuldades para falar, o senhor Carlos foi visitado pela ACS Vandinês e se queixou mais uma vez de dores na boca. A ACS pediu para que Carlos Calixto abrisse a boca para ela dar uma olhada. Vandinês conta que tomou um susto, pois a ferida na língua de Carlos estava aterrorizante.

De acordo com relatos, Carlos Calixto deu entrada no Hospital do Bem, especializado no tratamento do câncer na cidade de Patos, porém, teve alta sem os encaminhamentos necessários. O paciente deu entrada outras vezes, no entanto, o diagnóstico preciso para o caso mais uma vez não aconteceu. Os caminhos da Secretaria de Saúde do Município também foram procurados, mas, a burocracia diante da marcação de consulta, também foi outro entrave.

Agora Carlos está internado em uma das enfermarias no Complexo Hospitalar Regional. A dificuldade para falar está cada vez pior. O paciente já não se alimenta, não houve possibilidade de colocação se sonda devido à forte inflamação na garganta e a debilidade física está a cada dia mais visível.

A ACS e alguns amigos começaram uma campanha para que Carlos recebe a atenção necessária ao caso. A Associação Patoense de Apoio ao Portador de Câncer, na pessoa da presidente Lenice Fernandes, também entrou em ação para as medidas necessárias diante do caso grave e de solidariedade humana.

Através de rádios, principalmente na Rádio Arapuan, no Programa Paraíba Verdade, os amigos pediram a ajuda de R$ 200,00 para pagar uma consulta em clínica que presta serviços particulares dentro do Hospital Napoleão Laureano, em João Pessoa. A campanha conseguiu arrecadar mais de R$ 300,00 e Carlos Calixto será levado para João Pessoa nesta quinta-feira, dia 28, em ambulância do Complexo Hospitalar Regional.

Vandinês Leite disse que a campanha se deu devido a urgência do caso. Ela relatou que teme que Carlos agora esteja num momento já bastante crítico diante da falta de procedimentos que deveria terem sido agilizados com a devida urgência.

A reportagem do portal patosonline fez contato com a diretora do Complexo Hospitalar Regional. Liliane Senna relatou que não tinha conhecimento do ocorrido em que não foi procurado as vias normais no próprio hospital. A diretora disse que irá fazer todos os levantamentos diante do caso levado ao conhecimento de forma mais ampla pela redação do site.

 

Jozivan Antero – patosonline

Deixe seu comentário