Compartilhe!

Fitoterapia é a prevenção, o tratamento de doenças e a recuperação da saúde mediante o uso de plantas, tendo um grande potencial no seu emprego medicinal.

A terapia com medicamentos de espécies vegetais é relatada em sistemas de medicinas milenares em todo o mundo, na medicina chinesa, tibetana ou indiana-ayurvédica.

Já no Brasil há registros do uso de plantas pelos primeiros médicos portugueses. Produto farmacêutico, seja cápsula, comprimido, extrato, tintura ou pomada que utiliza como matéria prima partes de plantas é considerado um medicamento fitoterápico.

Existe um mito popular“ se é natural, não faz mal”. Ao contrário da crença, todo medicamento, inclusive os fitoterápicos, podem causar reações, como intoxicações que podem levar a morte.

Os efeitos colaterais são reduzidos aos comparados com os medicamentos alopáticos, mas saibam que mesmo sendo natural, as plantas podem causar problemas de saúde, inclusive os chás, se forem usados de maneira errada.

Os cuidados são os mesmos destinados a qualquer medicamento, crianças, gestantes e lactantes a atenção é especial, pois o uso de algumas plantas são extremamente proibidas nesses casos.

A QUEBRA PEDRA É uma famosa planta medicinal, conhecida e reconhecida por suas características de combate à formação de cálculos renais, (pedras nos rins). Cresce especialmente durante o período da estação chuvosa em todo tipo de solo, sendo comum sua ocorrência nas fendas de calçadas, terrenos, quintais e jardins, em todos os estados brasileiros. A esta espécie são atribuídas as ações diurética, analgésicas e anti-inflamatórias, hipoglicemiante (diabetes), hepatoprotetora (protege o fígado).

Tem comprovada atividade contra o vírus da hepatite B. Doses elevadas podem causar aumento exagerado da diurese, diarreias e hipotensão (baixar a pressão arterial).

Devido alguns princípios ativos atravessarem a barreira hematoencefálica e passarem para o leite materno é contra-indicado o uso durante a gravidez e a lactação. FITOTERAPIA NÃO É MEDICINA ALTERNATIVA, É CIÊNCIA. AÇÃO EDICAMENTOSA COMPROVADA.

Ezian Brito 

A nutricionista Ezian Brito trabalha com nutrição clínica, fitoterapia e emagrecimento consciente. Ela atende nas segundas e terças, das 14 ás 16 horas, na Inecardio, na Rua Pedro Firmino 321, Brasília, Patos. Telefones:  3421-1587/98728-6485 e 99951-71.  Ela atende convênios. (ÁVILA, L. C. Índice terapêutico fitoterápico – ITF. 2 ed. Petrópolis, RJ, 2013)

 

Deixe seu comentário