Compartilhe!

cançaco 5No dia 12 de março a Coordenação Pedagógica da Educação do Campo de São Mamede junto com as Professoras do Campo participou da culminância do 2º Seminário de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido do Médio Sertão Paraibano.

O seminário foi administrado pela Ação Social Diocesana de Patos por meio do Projeto Cisternas nas Escolas. Dividido em quatro encontros de capacitação, com o intuito de viabilizar a participação de auxiliares, porteiros, professores e gestores.

Em São Mamede, quatro escolas municipais foram contempladas com as cisternas, a Escola Serra Branca (Sítio Serra Branca), a João Evangelista de Medeiros (Sítio Gatos), a Severino Antônio Ramos (Angola), com extensão na Reserva Ecológica Verdes Pastos do Pastor John Philip Medcraft.

Na abordagem dos encontros, apresentação de alternativas para o uso da água, como a criação de hortas e a participação das famílias das comunidades rurais. Além de abordar os cuidados com a água e a cisterna.

Nesse último encontro, os grupos de professores de cada município apresentaram uma atividade ligada a história da água nas comunidades rurais. As professoras de São Mamede contaram em entrevista a visita dos cangaceiros de Lampião, durante período de escassez da água.

O Agricultor Juquinha Guerra participou dessa culminância, recitando um poema de sua autoria, que fala do tempo precário das águas de cacimbas, até a chegada das cisternas. Segue abaixo algumas estrofes, que refletem bem essa realidade.

A água que se bebia
De cacimba antigamente
Era tão barrenta que
Chega amarelava os dentes
As crianças e os adultos 
Viviam tudo doente.

Hoje, depois da cisterna
Construída no oitão
Tem água perto de casa
E não dá trabalho não
Limpa, boa e transparente
Que grande satisfação.

O evento foi realizado no auditório da UEPB – Universidade Estadual da Paraíba, campus Patos, nos períodos da manhã e tarde. Alinhando o projeto para servir de experiência em cada município.

Assessoria

Deixe seu comentário