De beca, Daniele recebeu o anel de formatura de seu esposo. — Foto: Nancy Fernandes/ Parfor UFPA
Compartilhe!

Uma aluna da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu a outorga de grau pelo curso de Pedagogia do Plano de Formação de Professores (Parfor) dentro da casa dela no último sábado (23), em Soure, na ilha do Marajó. Daniele Valle, de 35 anos, está em uma gravidez de risco e passou mal pouco antes da cerimônia, em que seria a juramentista da turma. Para que a aluna não ficasse sem seu diploma, a professora Dra. Sônia Amaral, que representava o reitor da UFPA na ocasião, foi até a casa de Daniele e fez uma cerimônia particular.

Danielle é moradora de Soure. Ela fez o curso por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), ofertado em sua cidade. A pedagoga conta que durante quatro anos abdicou das férias para estudar e que sonhava com o momento da formatura.

Mãe de dois meninos e há seis meses grávida do terceiro, ela estava em Belém por recomendação médica. Daniele corre risco de perder o bebê por causa de uma oscilação em sua pressão, que cai e sobe de forma inesperada. Mas, devido a formatura, o médico liberou Daniele para voltar para sua cidade e participar da cerimônia. Veja imagens.

“Ela estava fazendo as unhas quando se sentiu mal, ligou chorando avisando que não poderia mais ir. Quando a cerimônia acabou, nós pegamos a documentação e fomos até a casa dela, que fica perto da praia. Ela vestiu a beca, fez o juramento, eu fiz a leitura do texto conforme manda o ritual, ela recebeu o anel do seu esposo e assinou a ata”, conta a professora Sônia Amaral, que foi professora da turma do Parfor.

De acordo com a professora Sônia, nesses casos específicos é permitido que a outorga seja feita fora da universidade. “Esse é o diferencial do Parfor: olhar para a subjetividade, a peculiaridade, chegar a lugares onde o ensino superior não chegaria… Tem cada lugar de onde as pessoas vêm para estudar que a gente não imagina. Mostrar que o trabalho não olha só a estatística, mas também a formação do ser humano”, afirmou a docente.

Caso Daniele não tivesse recebido o diploma na data da formatura da turma, ela teria que passar por um novo trâmite burocrático e só poderia correr atrás do procedimento após o nascimento do bebê.

G1

Deixe seu comentário