Compartilhe!

O problema das mamografias realizadas no Outubro Rosa passado, em Patos, e que não foram entregues às pacientes, resultou em uma denúncia no Ministério Público da Paraíba formalizada pelas vereadoras Tide Eduardo (MDB), Fátima Bocão (MDB) e Lucinha Peixoto (PCdoB).

A denúncia ocorreu há 15 dias e as parlamentares mirins informaram que aguardam resposta do órgão. “Até agora não recebemos nenhuma satisfação e nem orientação da secretaria de saúde referente ao prazo em que esses exames serão entregues. Nós protocolamos uma denúncia cobrando, exatamente, providências”, disse Tide.

As vereadoras criticaram a falta de agilidade e a falta de sensibilidade da prefeitura de Patos para com as mulheres que realizaram as mamografias, pois, a campanha do Outubro Rosa visa promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. “Se a campanha é para ter acesso ao exame e tratamento preventivo, então cai por terra a questão do tratamento precoce e a maior chance de cura. Isso não é admissível para Patos, realizar exames e não fazer as entregas para se ter conhecimento de um diagnóstico”, reforçou Fátima Bocão.

PA

Na noite desta segunda-feira, 25, as vereadoras retornaram ao PA Maria Marques, localizado no bairro Jatobá. Desta vez o vereador Goia também fez-se presente. No dia 18 de março elas receberam uma denúncia informando que naquela unidade não havia jantar para os funcionários funcionários efetivos. Ainda naquela noite, as vereadoras informaram que foi constatado um grande número de pessoas para o atendimento e funcionários todos presentes no PA. Mas, apesar disso, faltava melhoria na estrutura, segundo elas, a exemplo dos locais de descanso da equipe.

“Fomos novamente verificar a respeito das denúnicias que nós tínhamos feito na semana passada e constatado que, praticamente, nada foi melhorado. Continua sem copo descartável, continua o mesmo descaso com a população, com os funcionários. Salas sem atendimento, sem trinco. Os banheiro femininos não tem, sequer, papel higiênico”, relatou a vereadora Tide Eduardo.

Ela completou que o papel utilizado no banheiro é o que é usado para forrar as macas.

De acordo com a vereadora, os funcionários informaram que a melhoria que teve foi com relação à refeição.

 

Assessoria  

Deixe seu comentário