Imagem ilustrativa
Compartilhe!

Assistência Farmacêutica do Município de Patos, vem através desta nota, tranquilizar e informar a população que não há necessidade de pânico em relação ao caso ocorrido de Meningite nos últimos dias, em Patos. Acrescenta ainda que não há motivo da procura por medicamentos para se prevenir, pois os casos de prevenção seguem os protocolos do Ministério da Saúde:

PROTOCOLO DE QUIMIOPROFILAXIA PARA CONTACTANTES DE CASOS DE MENINGITES BACTERIANAS 

A quimioprofilaxia está indicada para os contactantes íntimos expostos até 7 dias do início dos sintomas, somente nos casos de doença meningocócica ou meningite por Haemophilus influenzae, que obedeçam aos seguintes critérios:

1.    Doença meningocócica 

Contactantes domiciliares (residentes no mesmo domicílio)
Quartéis e orfanatos: dormir no mesmo quarto;
Creche e pré-escola: crianças da mesma sala e mesmo período;
Pessoas expostas diretamente às secreções de orofaringe, por exemplo, através de beijos; Profissionais de saúde que tenham se exposto a secreções respiratórias sem uso de máscara cirúrgica durante: entubação traqueal, aspiração de secreções ou que tenham realizado respiração boca-a-boca ou exame de fundo de olho.

A quimioprofilaxia não está sempre indicada para qualquer profissional de saúde, exceto os incluídos nos critérios acima.

2.    Meningite por H. influenza 

Contactantes domiciliares: somente quando, além do caso índice, houver crianças menores de 4 anos susceptíveis (não vacinada ou vacinação incompleta).

Creches e pré-escolas: apenas a partir do 2º caso confirmado, para contactantes próximos (mesma sala e mesmo período) susceptíveis.

 

Coordecom 

Deixe seu comentário