Compartilhe!

56819214 271872453701548 1137795132301508608 nA Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT/PB), com o apoio da 6ª Gerência Regional de Ensino (GRE), promoveu nesta quarta-feira (03), Rodas de Conversa para os estudantes da Escola Estadual Professor José Gomes Alves (Patos) e da Escola Cidadã Integral e Técnica Ezequiel Fernandes (Junco do Seridó), para discutir o tema “Prevenindo a violência: O protagonismo juvenil na equidade de gênero nas escolas da Rede Estadual”.

Representando a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Joyce Borges trouxe várias discussões sobre as possibilidades de prevenir à violência contra à mulher desde cedo, enquanto a delegada responsável pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) em Patos, Sílvia Alencar, mostrou formas efetivas de como enfrentar esse tipo de violência.

Estiveram participando também Rafaela Ribeiro, da Gerência Executiva da Diversidade e Inclusão (GEDI/SEECT/PB), Sueleide Castro, da Secretaria Municipal de Educação de Patos, representantes da 6ª Gerência Regional de Ensino e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM/Patos), Jusilene Tibúrcio, diretora da EEEFM José Gomes Alves, e Diogens Torres, diretor administrativo da ECIT Ezequiel Fernandes, bem como toda comunidade escolar das referidas unidades de ensino.

56635135 585057658658200 7588878702868430848 nEssas atividades estão sendo realizadas nas 14 Gerências Regionais de Ensino da Paraíba, em alusão ao Dia Internacional da Mulher – Dia 08 de Março, em parceria com órgãos estaduais de defesa e proteção à mulher, como a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SMDH/PB), Secretaria de Estado de Saúde (SES/PB) e a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (SESDS/PB). A aluna Joenice Oliveira, tem 16 anos de idade, faz o 2ª Ano do Ensino Médio na ECIT Ezequiel Fernandes e acredita que o evento foi de grande importância para informar e esclarecer dúvidas entre os estudantes. “A Roda de Conversa serviu para alertar as meninas para formas de prevenção da violência e como reagir caso ela chegue a acontecer. Orientou também os meninos como devem se comportar em relação às meninas, evitando atitudes violentas que são erradas por lei.

Nós, mulheres, temos que denunciar e não devemos nos calar nunca diante dessa violência”, disse Joenice. A gerente da 6ª Gerência Regional de Ensino, Genilúcia Medeiros, ressaltou a grandeza da realização dessas atividades, articuladas entre diferentes órgãos do Governo do Estado, dentro das escolas estaduais de ensino público. “Foi extremamente importante esse trabalho integrado dessas Secretarias de Estado junto aos adolescentes das nossas escolas para discutir questões tão emergente como a violência contra a mulher, principalmente por que grande parte da nossa sociedade vivencia, diariamente, essa realidade dentro de casa. As Rodas de Conversa mostraram aos nossos estudantes as formas de prevenir, de identificar e de denunciar esse tipo de violência, enfatizando a importância da contínua discussão do tema nos espaços de educação”, declarou a gerente.

 

Assessoria 

Deixe seu comentário