Início Locais Mato toma de conta do canal que liga Farinha ao Jatobá, em...

Mato toma de conta do canal que liga Farinha ao Jatobá, em Patos

Desde ontem (sábado, 06) que está correndo água no canal construído na década de 90 entre a Barragem da Farinha e o Açude do Jatobá. O canal foi feito com a finalidade justamente da Farinha levar água para o Jatobá, pois embora a Farinha seja um manancial maior que o Jatobá, ela sempre transborda antes, em virtude do Rio Farinha. O Jatobá é abastecido apenas por pequenos riachos e demora muito para transbordar.

Quando a Barragem da Farinha se aproxima 30 centímetros da sangria começa  a correr água no canal, mas, depois de oito anos sem isso acontecer, o canal ficou bastante assoreado. A vegetação tomou de conta e nenhum trabalho de manutenção foi feito, de forma que poderia estar passando muito mais água rumo ao açude.

Na manhã deste domingo (07) populares foram vistos limpando voluntariamente o canal. Eles arrancavam o mato com as mãos, mas não puderam fazer muito e tiverem que desistir em virtude dos muitos marimbondos no local. “Oito anos parado e o poder público não fez um trabalho de manutenção neste canal, é uma vergonha”, disse um dos envolvidos.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Vídeo: Aline Valéria 

 

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!