Compartilhe!

Desde ontem (sábado, 06) que está correndo água no canal construído na década de 90 entre a Barragem da Farinha e o Açude do Jatobá. O canal foi feito com a finalidade justamente da Farinha levar água para o Jatobá, pois embora a Farinha seja um manancial maior que o Jatobá, ela sempre transborda antes, em virtude do Rio Farinha. O Jatobá é abastecido apenas por pequenos riachos e demora muito para transbordar.

Quando a Barragem da Farinha se aproxima 30 centímetros da sangria começa  a correr água no canal, mas, depois de oito anos sem isso acontecer, o canal ficou bastante assoreado. A vegetação tomou de conta e nenhum trabalho de manutenção foi feito, de forma que poderia estar passando muito mais água rumo ao açude.

Na manhã deste domingo (07) populares foram vistos limpando voluntariamente o canal. Eles arrancavam o mato com as mãos, mas não puderam fazer muito e tiverem que desistir em virtude dos muitos marimbondos no local. “Oito anos parado e o poder público não fez um trabalho de manutenção neste canal, é uma vergonha”, disse um dos envolvidos.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Vídeo: Aline Valéria 

 

 

 

Deixe seu comentário