Barragem da Farinha ( Foto: arquivo Folha Patoense )
Compartilhe!

Uma pergunta ter sido recorrente nas redes sociais da Folha Patoense: pra onde vai a água que transborda da Barragem da Farinha?

Muita gente pensa que vai para o Açude do Jatobá, a julgar por alguns comentários dos leitores.

Não, a água da sangria desce pelo Rio Farinha, que se encontra com o Rio da Cruz, nascendo daí o Rio Espinharas, que corta municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte. O Rio Espinharas é afluente do Rio Piranhas. Então, a sangria da Farinha corre para o Rio Grande do Norte através do Rio Espinharas.

A água que corre da Farinha para o Açude do Jatobá não é a da sangria. Nos anos 90 foi construído um canal ligando os dois mananciais para que a Barragem da Farinha ‘mandasse’ água para o Açude do Jatobá sempre que ela estivesse perto de transbordar. A Farinha quase sempre recebe mais água do que o Jatobá, em virtude do Rio Farinha (o Jatobá recebe água apenas de pequenos riachos) por isso o canal tem a finalidade de fazer com que um manancial leve água para o outro. O canal não é largo, o volume d’água que passa nem de longe pode ser comparado com o volume da sangria da Farinha.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com 

 

Deixe seu comentário