Compartilhe!
A Sra. Cândida Medeiros paciente do Hospital do Bemj elogiou a iniciativa
A Sra. Cândida Medeiros, paciente do Hospital do Bemj, elogiou a iniciativa

Uma sessão de cinema sem pipoca fica com um gostinho de que algo está faltando. Mas, os cinéfilos do projeto ‘Cinema do Bem’ não precisam se preocupar com isso, pois, uma parceria com o Guedes Shopping garantirá a pipoca em todas as sessões quinzenais de projeção. Idealizado para humanizar o tempo de hospitalização do paciente e reduzir o estresse no ambiente hospitalar, o projeto, iniciado em março, é direcionado aos pacientes e profissionais que atuam no Hospital do Bem, em Patos. Essa semana, a segunda sessão foi realizada. O filme Benji que conta a história de um cãozinho que tem fantástica habilidade para estar no lugar certo, na hora certa, normalmente para ajudar alguém a superar um problema, foi o escolhido. O Hospital do Bem integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro e atende casos de oncologia.

A sessão começou por volta das 18h, aconteceu na Enfermaria da Clínica Médica e teve como expectadores cinco pacientes, seus acompanhantes, além do pessoal da enfermagem e de outros setores do hospital. Para a paciente Cândida Medeiros de Araújo, a iniciativa foi muito bem-vinda. “Foi um momento maravilhoso para todos os pacientes. Espero que se repita por mais vezes. Essa equipe daqui é sempre muito amorosa e prestativa, só uma equipe assim pensaria em algo como esse cinema no hospital”, disse ela.

A enfermeira Socorro Rodrigues, destaca a importância da ação. “A promoção da humanização no ambiente hospitalar, o estreitamento de laços entre paciente e equipe e a redução do sofrimento, através de um momento de alegria e relaxamento, são questões importantes e que estão sendo atingidas aqui, também, com esse projeto. Eu estou feliz em participar dessa ação que vai além de um momento de descontração que é uma forma terapeutica relevante, que contribui para o enfrentamento do sofrimento causado pela doença, aliviando a dor dos pacientes”, disse Socorro.

A coordenadora de Enfermagem do Hospital do Bem, Aretusa Delfino, e idealizadora do projeto, está entusiasmada com a receptividade da proposta que tem o objetivo de trabalhar as emoções, a ansiedade, a tristeza, a baixa autoestima e até a depressão, de maneira lúdica, através da projeção de filmes. “As pessoas esquecem, neste momento, que estão num ambiente hospitalar, relaxam, ficam mais tranquilas e isso contribui no processo curativo, porque alegria e prazer são sensações curativas”, destaca Aretusa.

A projeção dos filmes é feita na parede da enfermaria. O filme que estreou o projeto foi ‘Patch Adams’ que conta a história de um médico norte-americano famoso por sua metodologia inusitada no tratamento de enfermos. A terceira sessão de cinema está marcada para o dia 23. O filme a ser projetado ainda não foi definido, mas, o critério de escolha recai sobre temáticas de motivação e lições de superação. Além da pipoca, que é um alimento anticancerígeno, é distribuído sucos durante a sessão.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, é uma das entusiastas do projeto. “Essa Ideia foi muito boa e já trouxe parceiros como o Cinema do Guedes Shopping. Quero parabenizar a todos os envolvidos, iniciativas como essa são muito importante e reforçam a humanização que tanto defendemos. Essa ideia é linda e faz todo o sentido, como forma de contribuir com a melhora do quadro dos pacientes, por isso tem nosso total apoio”, disse Liliane, lembrado que o projeto não é inédito, pois já foi realizado em outras instituições de saúde com resultados muito bons na melhoria do clima hospitalar.

Assessoria 

Deixe seu comentário