Compartilhe!
57094322 1881510975287964 5593548574886461440 nAs escolas da rede estadual que fazem parte da 6ª Gerência Regional de Educação estão realizando, nesta terça e quarta-feira (16 e 17/04), juntamente com todas as escolas estaduais da Paraíba, o primeiro simulado do ano para os estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.
Como o próprio nome já diz, ao fazer o simulado, os estudantes simulam a experiência de se submeter a uma prova objetiva como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), com questões de múltipla escolha correspondentes às quatro Áreas de Conhecimento trabalhadas em sala (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias).
O simulado também traz uma proposta de redação, com um tema da atualidade, para complementar a avaliação da aprendizagem dos estudantes neste primeiro bimestre. Esta ação é de suma importância para que o estudante tenha uma oportunidade de já ir convivendo com o tipo de avaliação que ele vai ter que enfrentar no futuro. Assim, o estudante vai ter mais chances de se sair melhor em avaliações que atendem a este modelo, como o ENEM.
Para o professor, também é importante por que é uma metodologia que nos dá a possibilidade de avaliar o estudantes, como ele está se comportando diante daquilo que é exposto em sala de aula. Podemos avaliar se estão assimilando bem os conteúdos transmitidos, como também a nossa prática de construção do conhecimento”, enfatizou Antônio Fragoso, professor de Língua Portuguesa na Rede Estadual de Ensino.
Genilúcia Medeiros, Gerente da 6ª Gerência Regional de Educação, está acompanhando a aplicação do simulado em todas as escolas estaduais da região junto ao Núcleo de Ação Pedagógica – NUAP, e ressalta a seriedade do processo e contribuição desse tipo de avaliação para o futuro dos estudantes do ensino público. “Nossas escolas estão seguindo rigorosamente as orientações padronizadas de aplicação dessa avaliação conforme está sendo feito em toda Paraíba, para que o estudante comece a vivenciar essa metodologia. Nós queremos é que, quando o estudante chegar a fazer o ENEM, não tenha a prova como uma novidade, mas como uma prática costumeira, que ele saiba administrar o tempo, controlar a ansiedade, entender o estilo das questões e obtenha bons resultados”, disse a Gerente Regional.
Assessoria 
Deixe seu comentário