Compartilhe!

Morreu de infarto no Complexo Hospitalar Patoense na noite desta segunda-feira (22) o empresário aposentado Hércio Leite, de 86 anos. ex-presidente da Associação Comercial de Patos e filho de Pedro Izidro da Nóbrega, fundador da instituição. Morava no bairro da Brasília, em Patos.

O empresário foi historiado pelo escritor Damião Lucena em sua revista que homenageia a Associação Comercial de Patos em seus 73 anos de fundação. Na revista, o historiador patoense mostra a biografia de todos os presidente que passaram pela instituição.

Leia abaixo o que Damião Lucena escreveu a respeito do empresário Hércio Leite:

“Hércio Leite da Nóbrega nasceu em 09 de dezembro de 1932, na Fazenda Pia, município de Patos, como filho de Pedro Izidro da Nóbrega e de Ana Leite, tendo como irmãos: Maria das Neves, Maria Auxiliadora, Maria Edite, Terezinha, Hélio, Helier, Maria das Graças e Marilúcia. Seu pai sempre teve tino para o comércio, desde a adolescência, quando iniciou uma atividade de compra e venda de arreios na feira semanal, mais tarde se estabelecendo na rua Solon de Lucena, com artigos de couro, além de visitas periódicas as cidades vizinhas, a exemplo de Malta e Pombal, vindo a ser sócio de Miguel Mota, a partir de 1934, com a Casa do Povo e o Curtume Figueiredo.

Hércio Leite da Nóbrega iniciou seus estudos na cidade de Patos, período em que a família mantinha duas casas de morada, uma na área urbana e outra na zona rural. Sua primeira professora foi Araucy Vieira, que mantinha uma escola particular em sua residência, próximo a Igreja da Conceição. Em seguida foi aluno de Nelita Queiroz (irmã de Maria Eudócia e Otacílio Queiroz, diplomada em 1943 pelo Colégio Cristo Rei) e, posteriormente, ingressou no Diocesano, onde concluiu o Ginásio. Lembra que na época o trajeto era feito de cavalo ou de carro, com grandes dificuldades durante o inverno, principalmente na travessia do Riacho dos Pilões.

 Concluído o primeiro grau, após dar um tempo na capital do sertão, rumou para João Pessoa, onde prestou serviço militar no XVI Regimento de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro e sequenciou a formação educacional, cursando Ciências Contábeis, no Colégio Getúlio Vargas. Casou em Patos, no ano de 1954, com Maria do Socorro Leite Nóbrega, união da qual nasceram os filhos: Hermano, Glória de Lourdes, Ana Maria e Hércio Filho.

No campo profissional o seu primeiro emprego efetivo foi no Fisco, como membro da Coletoria Estadual de Patos, a partir do ano de 1961. Paralelo a condição de servidor público e inspirado no exemplo do pai, teve uma participação na firma “A Exposição”, de Antônio Araújo, em uma sociedade não oficializada, antes de se estabelecer com uma loja de eletrodomésticos, na avenida Solon de Lucena, denominada “A Pérola”, mantendo-a até 1964. Enquanto empresário, foi eleito e assumiu a presidência da Associação Comercial de Patos, por duas gestões, após convite do seu antecessor, Ramiro Gondim.

Afastou-se da condição fiscal para trabalhar no INDA – Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário que, com a fusão com o IBRA – Instituto Brasileiro de Reforma Agrária, passou a ter a denominação de INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, no qual assumiu postos em João Pessoa, Catolé do Rocha e Cabedelo. Após a aposentadoria como auditor fiscal, em 1983, voltou para Patos, quando casou pela segunda vez com Maria de Fátima Venâncio da Nóbrega.

Residindo no bairro Brasília e mantendo apartamento para temporadas na capital da Paraíba, Hércio Leite não se desvinculou das atividades agropecuárias, mantendo a Fazenda Pia, de sua propriedade. Relembra saudoso, a participação efetiva na vida social de Patos, com ênfase aos amigos que já partiram e que, com ele, integraram tempos bons de nossa cultura, a exemplo de Bá Araújo, Aloísio Bocão, Dr. Dionísio, Ramiro Gondim e Carlos Trigueiro, sem esquecer a turma do Escondidinho, os integrantes do seu clube de pescaria e os concorrentes do 13 Pesca Clube; as festas tradicionais, incluindo o Carnaval e o bloco Sacarrolha, do qual fez parte; a tradicional Festa Universitária, sem falar no casamento matuto, nos períodos juninos, do qual sempre assumiu a função de juiz. Hércio é um dos fundadores do Patos Tênis Clube e sócio do Campestre de Campina Grande.”

 

Damião Lucena com Folha Patoense

Fotos: Damião Lucena

 

Deixe seu comentário