Compartilhe!

Os deputados paraibanos aprovaram, por unanimidade, na sessão desta terça-feira (23), a outorga da medalha Augusto dos Anjos ao engenheiro, escritor, teatrólogo, poeta e político, José Mota Victor. A iniciativa de homenagear um cidadão que muito contribui com à cultura paraibana foi do deputado estadual Jeová Campos (PSB) “A ideia é reconhecer o talento e todo o trabalho deste grande cidadão”, afirma o parlamentar.

Recentemente, em janeiro último, o homenageado lançou mais uma obra literária, o livro ‘Ducks City – Uma cidade muito encantada não muito longe daqui” (romance armorial). Com 314 páginas, é o primeiro romance armorial escrito por J. M. Victor. Este livro integra uma trilogia, cuja história vem do tempo da Paixão de Cristo e que a Igreja Católica nunca tornou pública. O primeiro livro é intitulado “O Fidalgo Destronado” e o segundo “O Cavaleiro Astucioso”. O terceiro da trilogia, intitulado “O Gênio Imaculado”, ainda não foi lançado.

No requerimento, Jeová lembra que Mota tem uma longa e reconhecida trajetória na cultura. Em 1978, ele foi premiado com a peça “A Cruz da Menina”, no IV Concurso Nacional Universitário de Peças Teatrais, promovido pelo Serviço Nacional de Teatro no Rio de Janeiro e, no ano de 1985, no Concurso Nacional Literário do IV Centenário da Paraíba, com a peça teatral “Confeitaria Glória”.

José Mota Victor também já exerceu o cargo de Conselheiro Estadual de Cultura durante dois anos (2009/2010) e foi eleito, em 2011, para assumir a cadeira número 15 do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. É também sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Patos e Campina Grande. Além de escritor, o homenageado é engenheiro civil e servidor efetivo da CAGEPA, onde exerceu por quatro anos, com zelo e determinação, o cargo de Diretor de Operação e Manutenção daquela empresa.

“Por isso tudo, entendemos que o Mota Victor, sendo portador de um vasto currículo, seja na área cultural, seja na atividade profissional, faz jus ao recebimento da homenagem outorgada por esta Casa”, defende Jeová Campos. A data de entrega da comenda ainda será marcada.

 

Assessoria

Deixe seu comentário