Açude do Jatobá na manhã deste domingo, 28.
Compartilhe!

O técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho informa: a cada dia o volume do Jatobá mesmo sem chuvas consistentes milagrosamente aumenta. Mas existe uma explicação: quando foi construído o canal de transposição entre a Barragem Farinha não tínhamos secas tão severas como vistas nos últimos anos.

Na verdade o intuito era de não ver tanta água sem aproveitamento com a sangria da barragem. Mas hoje verificamos o quanto foi importante para Patos e região esta obra. Basta ver que a barragem faz através de suas águas o aAçude do Jatobá subir 1,0 cm em média por dia, mesmo a barragem não estando sangrando.

Imaginem quanto prejuízo para a região se não disponibilizássemos deste mecanismo. Mesmo em abril tendo tido apenas 12 chuvas e um total no mês de 110,9 mm até a data de hoje 28/04, a perspectiva é das melhores possíveis visto que nos dias 29 e 30 de abril pelas previsões dos principais institutos teremos boas chuvas na nossa região sertaneja.

Na data de hoje faltam 4,79 cm para a sangria mas com as chuvas do mês de maio teremos uma diminuição considerável no tocante ao volume que faltará para o transbordamento.

 

Marconi Palmeira – Empaer

Foto: Marconi Palmeira

Deixe seu comentário