Compartilhe!

Com a chegada do inverno, embora irregular nas regiões sertanejas, surgem também as viroses e os problemas de saúde decorrentes das mudanças no clima e no tempo. A reportagem do Blog do Jordan Bezerra conversou com o pediatra Dr. Benício Lucena, na manhã desta terça-feira, dia 30 de abril, sobre algumas enfermidades que acometem recém-nascidos.

Durante a entrevista, foram abordados os temas sobre infecções, cólicas em bebês e engasgos ou espasmos. Estes problemas são comuns em recém-nascidos e precisam de certo conhecimento da parte dos pais para evitar ou para controlar situações emergenciais; isso pode mudar completamente o fim desses casos.

Com relação às viroses e gripes, Dr. Benício explicou que é comum crescer o número de casos de contaminação por conta do período chuvoso, mas é importante que os pais mantenham as suas crianças imunes com uma alimentação saudável e equilibrada.

Este período de inverno é muito propício para esse tipo de situações, pois eles provocam alterações no clima da cidade e favorece o surgimento de vírus, micro-organismos e bactérias que possam contaminar as crianças e também os adultos, mas como as crianças são mais vulneráveis, eles sofrem maior risco de contaminação. A primeira prevenção que os pais devem adotar é oferecer uma alimentação rica aos seus filhos, com carboidratos, proteínas, os complexos de ferro, pois isso irá tornar as crianças mais imunes”, explicou o pediatra.

As cólicas sentidas pelos recém-nascidos são provocadas pela imaturidade do sistema digestório e, geralmente, são casos de pré-disposição genética. Não existe ainda um medicamento que trate especificamente deste problema. Na verdade, não há muito o que se fazer para acabar com essas dores, mas buscar um pediatra é a melhor opção. Aplicar compressas mornas e tentar deitar o bebê de bruços pode aliviar as dores”, orientou Dr. Benício.

Quando o bebê engasga, na maioria dos casos, os pais ficam desesperados e tomam medidas que podem até piorar a situação. Para esclarecer sobre o que realmente deve-se fazer em momentos como este, Dr. Benício explicou o passo a passo.

Os bebês de baixa idade, de menos de um ano, eles ainda estão em fase de aprendizagem de deglutir [engolir], eles ainda não tâm maturidade para fazer o processo normal. Como os bebês não têm esse controle, eles acabam desviando os líquidos para a árvore respiratória. Esse reflexo causa uma tosse violenta e provoca o sufocamento dos bebês. Diante dessa situação, o primeiro passo é colocar o bebe virado para o chão, e, com cuidado, bater com a mão relativamente forte, mas sem violência, nas costas do beber, na região dos pulmões. Esse procedimento tem livrado mais de 90% dos bebês de morte por asfixia”, disse o pediatra.

Dr. Benício Lucena é formado há 34 anos em Pediatria Geral; ele cursou faculdade em João Pessoa-PB, e atende à população de Patos e região há 31 anos. O médico atende na Clínica Odontomédica na Rua: Bossuet Wanderley, Nº 345, centro de Patos-PB. Telefone: (083) 3421- 2723.

 

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário