Compartilhe!
altires
Artista plástico Altieres na frente do painel recentemente finalizado

A prefeita de Coremas Chaguinha de Edílson inaugurou recentemente o Centro de Formação Educacional e Cultural Shaolin. O nome é uma homenagem ao humorista Shaolin, filho ilustre da cidade, falecido em 2016 depois de uma longa convalescença provocada por um acidente de carro.

O Centro de Formação, conta com uma ampla estrutura e tem espaço para abrigar as mais diversas atividades culturais. Segundo o secretário de Cultura Diassis Pires o Centro Cultural deverá abrigar em junho deste ano o Sertão HQ, que pelo segundo ano será realizado na cidade.

A Prefeitura convidou o artista plástico coremense Altieres Rodrigues Abrantes, de 36 anos, para pintar um painel na frente do Centro Cultural, uma pintura que retratasse um pouco da história do município, e ele conseguiu.

No painel tem uma imagem de um índio que representa o grupo indígena Coremas, da tribo dos Cariris. O nome do município foi dado em homenagem a esse grupo indígena que habitava a região.

alexO elemento negro, presente no painel, representa os antigos quilombos do município. Coremas tem uma forte identificação com os afro-descendentes e eventos são periodicamente realizados no município voltados à temática do respeito às diferenças e às políticas de inclusão. Os potes retratados na imagem representam a tradição dos descendentes de quilombolas que por muitos anos sobreviveram de suas manufaturas de barro.

O desenho do açude representa o Estevam Marinho, açude conhecido como “A caixa d’água do Sertão”. Em Coremas estão localizados os dois maiores mananciais da Paraíba. O primeiro é o Estevam Marinho, também conhecido como Açude de Coremas; e o segundo é a Barragem de Mãe D’água. Juntos o complexo tem capacidade para armazenar 1,358 bilhões de metros cúbicos d’água. O peixe representa uma das formas do coremense ganhar a vida, através da pesca, que é forte em todo o município em virtudes de seus dois grandes mananciais.

A imagem do pôr do sol faz alusão ao fato de Coremas ter um pôr do sol reconhecido como um dos mais belos do país. Inclusive ficou em segundo lugar numa escolha feita pelo programa Fantástico da rede Globo. Os cactos representam a Caatinga, a torre representa a Igreja Santa Rita de Cássia, a mais antiga do município; e os instrumentos musicais, sanfona e violão, representa a musicalidade da população.

O artista levou 20 dias para concluir o painel, feito em pintura convencional, com espatulamento. “A obra está sendo bastante elogiada e se tornou uma atração na cidade, pois ficou muito bonita” , disse José Albertino, secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas”.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Fotos: José Albertino

 

 

 

Deixe seu comentário