Onça-pintada foi filmada na ponte da Mata do Krambeck, na Zona Norte de Juiz de Fora — Foto: Divulgação
Compartilhe!

A onça-pintada que estava desaparecida em Juiz de Fora foi capturada na noite de domingo (12) no Jardim Botânico. A captura foi anunciada nos perfis oficiais em redes sociais.

De acordo com as informações iniciais divulgadas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o animal foi pego em uma armadilha de caixa instalada perto do prédio administrativo. Os detalhes serão divulgados em uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (13).

Os especialistas realizaram exames, colocaram o colar para seguir o monitoramento e garantem que o animal é um macho, está bem, em fase reprodutiva e já foi encaminhado para uma reserva de Mata Atlântica. O comitê não divulgou o destino por questão de segurança.

O reitor Marcus David explicou os próximos passos para a reabertura do Jardim Botânico, fechado desde 26 de abril.

“Agora as equipes técnicas do Jardim vão trabalhar, tem que ser desmontado tudo que foi preparado aqui dentro para a captura do animal, as armadilhas. Vai ser feita uma avaliação do estado do Jardim Botânico. Nós pretendemos o mais breve possível reabri-lo para visitação”, disse.

Com acompanhamento e atuação técnica do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), a comissão é composta por sete instituições: Campo de Instruções do Exército Brasileiro em Juiz de Fora, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual de Florestas (IEF/Cetas), Polícia Militar (incluindo a Polícia de Meio Ambiente), Prefeitura de Juiz de Fora e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A onça-pintada em Juiz de Fora

O primeiro registro da onça foi feito por um vigilante do Jardim Botânico, no dia 25 de abril. O local foi fechado para visitação no dia seguinte. Desde então, apenas a equipe especializada tinha acesso para o monitoramento e o trabalho de captura.

Veja abaixo onde ela foi flagrada

no estacionamento de um hotel na madrugada de 26 de abril;
no estacionamento da Igreja Batista Estrela Resplandecente da Manhã (Ibrem) no dia 1º de maio;
na ponte da Mata do Krambeck, na noite de domingo (5);
novamente no estacionamento Ibrem pelo vigia da Igreja Batista Estrela Resplandecente da Manhã, quando foi filmada pelo vigia volta das 20h de segunda-feira (6);
às margens do Rio Paraibuna e em ruas do Bairro Industrial nesta terça (7);
dois ataques ao galinheiro em uma casa no Bairro Parque das Torres no dia 8 de maio e também na madrugada do dia 9 de maio.

Ainda de acordo com a UFJF, a onça foi avistada no sábado (11) e pegadas foram encontradas no domingo (12) em local não informado dentro do Jardim Botânico.

Nestes quase 20 dias, foram instaladas quatro armadilhas de caixa em pontos interno e externo do Jardim Botânico entre quinta (9) e sexta (10). Ao entrar, de cerca de dois metros de profundidade, o animal é atraído até o fundo da caixa para pegar uma isca. Isso aciona um gatilho que solta a porta de entrada, trancando o felino.

Além delas, outras seis armadilhas de laço foram espalhadas em trechos por onde o monitoramento indicou que o animal tem o costume de passar na área da Mata do Krambeck.

G1

Deixe seu comentário