Compartilhe!
A enrega de brindes aconteceu antes do almoço
A entrega de brindes aconteceu antes do almoço

Conhecidos por promover a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito da sociedade. E, para demostrar a relevância desse profissional para a dinâmica das cidades, a Secretaria de Meio Ambiente e Limpeza Urbana de Soledade realizou, nesta quinta-feira (16) – Dia Nacional do Gari, um evento em alusão à data, na Câmara dos Vereadores da cidade. Inédita no município, a comemoração reuniu todos os 28 coletores da cidade e suas famílias para a homenagem que culminou em um almoço.

Começando seus trabalhos as 5h, todos os dias, com exceção de finais de semana e feriados, para deixar as vias urbanas sempre limpas, os garis projetam para o público o aspecto de um trabalho “duro”, mas também carregam uma esfera ética de seu trabalho, afinal de contas, uma cidade limpa é sinônimo de urbanidade, educação e saúde. Assim, tendo em vista seu papel para garantir qualidade de vida aos moradores de Soledade, esses profissionais receberam o carinho e as homenagens da atual gestão com o pronunciamento de diversas pessoas, além do sorteio de brindes e um almoço na sede da secretaria de Meio Ambiente, na Rua Epitácio Pessoa.

Na oportunidade, além de agradecer a presença de todos, a secretária de Meio Ambiente, Cláudia Rosyanne Arruda, ressaltou a motivação de tal iniciativa, argumentando que o trabalho desse grupo, não apenas o de coletar o lixo, mas também o de educar, é o que mantem as vias limpas e a cidade mais bonita. “Os garis merecem todo o nosso reconhecimento porque eles contribuem com suas funções para que nossas vias urbanas estejam sempre limpas e, dessa forma, também ganhamos qualidade de vida”, disse a secretária.

A homenagem aconteceu na Câmara
A homenagem aconteceu na Câmara

Ela também agradeceu a atual gestão por reconhecer o trabalho dos garis. “A gestão está de parabéns por reconhecer essa classe profissional que tem demostrado comprometimento em suas obrigações diárias e com a limpeza de nossa cidade”, ressaltou.

O evento contou também com a participação do Técnico de Segurança do Trabalho, Emanoel Júnior, que falou um pouco sobre a segurança no trabalho para os garis, além do engenheiro ambiental, Gustavo Batista, que destacou a importância dos garis para a preservação do Meio Ambiente, e ainda membros da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, que frisou a necessidade de se buscar sempre qualidade de vida através de bons hábitos alimentares e a prática de exercícios.

O encontro na Câmara terminou com um alongamento. Em seguida, todos os convidados – garis, familiares dos garis, representantes da gestão municipal, equipe de saúde – dirigiram-se à sede da Secretaria do Meio Ambiente, onde participaram de um almoço.

Mais sobre o Dia do Gari

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável pela fundação da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, no ano de 1976. Inicialmente o trabalho da empresa era promover a limpeza nas ruas e praias da cidade. Hoje, essa profissão é imprescindível para que qualquer cidade se mantenha limpa.

Assessoria 

Deixe seu comentário