Compartilhe!

• O que é
O Sertão HQ – Festival de Quadrinhos do Sertão Paraibano é um evento de cultura pop com foco nos quadrinhos e nos artistas dessa indústria. Desde 2016, criamos um evento onde a maior atração sempre serão os artistas de quadrinhos e ilustradores convidados em razão de que muitos eventos hoje são mais focados nos animes, dubladores e youtubers. Nossa proposta é a de que sem os artistas, a chamada cultura pop não existiria. O evento foi idealizado pelos desenhistas Alex Souto, Aurélio Gomes e Roberto Nascimento, que residem em Patos e são grande apreciadores dos quadrinhos.

• Quem participa
Ilustradores, quadrinistas, animadores e cosplayers convidados de várias partes do nordeste e também artistas locais da cidade onde o evento é realizado (Coremas – PB).

Participam também, jogadores de RPG, jogos de cartas e de tabuleiro e apreciadores de videogames dos mais diversos tipos, sejam games atuais ou retro games.

• Quando e onde acontecerá a edição 2019
O evento de 2019 será realizado no mês de julho (dias 5 e 6) no mais novo equipamento público da cidade de Coremas, o Centro Cultural Shaolin. O centro conta com auditório e salas climatizadas, além de museu e estrutura completa para realização de palestras e exibições de vídeos, apresentações e debates.

Em 2019, será o segundo ano do evento na cidade de Coremas, no sertão paraibano. As duas primeiras edições foram realizadas em Patos (2016 e 2017).

A cidade de Coremas abraçou o evento através do seu secretário de Cultura, Diassis Pires e da prefeita “Dr Chaguinha de Edilson” como é popularmente conhecida na cidade.

O total apoio da Secretaria de Cultura através da Prefeitura Municipal de Coremas foi fundamental para a realização do Sertão HQ desde 2018. Com o investimento necessário e uma equipe experiente como “Coletivo Sertão HQ”, o evento já está consagrado como um dos maiores da Paraíba, um exemplo disso foi a grande repercussão que a edição de 2018 junto a mídia do estado.

• As atrações do evento
A principal atração do evento é realmente a presença de artistas renomados, com exposição de suas respectivas obras e ilustrações, já passaram pelo Sertão HQ nomes já consagrados nacional e internacionalmente, a exemplo de Jack Herbert (Superman, Liga da Justiça) da editora DC Comics, Kewber Baal (Sonja a Guerreira, Battlestar Galáctica) da editora Dynamite, Silvio Toledo Cineasta e ilustrador nacionalmente conhecido que já ilustrou inclusive para os estúdios Mauricio de Sousa, JB Neto artista agenciado pelo rascunho estúdio, entre outros. Além desses, o evento abre espaço para novos talentos da cidade de Coremas e cidades vizinhas que nunca tiveram oportunidade de se apresentar.

Outro ponto forte do evento são os lançamentos de obras e produtos relacionados a cultura pop, além da Edição especial Sertão HQ Arte Book produzida totalmente por jovens artistas da cidade de Coremas com a colaboração de artistas da região do alto sertão, a HQ aborda principalmente elementos da Cultura da cidade que é muito Rica, além de ter sido lançado também o herói Impacto de Diassis Pires, herói que está ligado diretamente com a história da cidade de Coremas.

O evento conta ainda com exposição de HQs antigas, games, esculturas, action figures, exibição de filmes, recital de poesia, música ao vivo com Bandas e cantores de nossa região, são tantas atrações que essa lista ficaria muito extensa.

Importante também são as palestras e oficinas, tais como desenho, ilustração pinturas em telas grafite entre outras, e ainda campeonatos de games xadrez e concursos de cosplay com direito a prêmios e troféus, e ainda mercado de quadrinhos com venda e troca de revistas e itens colecionáveis.

• Homenageados do Sertão HQ
O momento de consagração do evento se dá através das homenagens, todo ano são escolhidos dois artistas, um representando a cidade de Coremas PB e outro representando o estado, este ano os escolhidos foram:

Deodato Borges, jornalista, radialista e quadrinista brasileiro, criador da radionovela e revista em quadrinhos, As Aventuras do Flama e pai do também quadrinista Mike Deodato Jr, representando a Paraíba.

Representando a cidade, homenagearemos o chargista, ilustrador e artista plástico, Josevando Gonçalves o mesmo tem prestado um serviço relevante em nosso município registrando personalidades das áreas socio/cultural de Coremas além de já ter lançado seus trabalhos em revistas e ter suas obras expostas em várias partes do estado!!!

• O porquê de um evento de cultura pop no sertão da Paraíba
Levar cultura diversificada para a juventude, descobrir talentos e mostrar como é feito todo o trabalho de criação de quadrinhos, animação e cinema para as regiões que menos tem esse tipo de atividade, são as principais motivações do Sertão HQ.

PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA – 05 DE JULHO
19H
– Recepção de artistas e Concentração de cosplayers na praça Félix Rodrigues, no centro de Coremas.
– Passeata dos cosplayers até o Centro Cultural Shaolin.
20H
– Abertura oficial do evento e exposições de artistas convidados e locais.
– Anúncios da programação do sábado, falas e apresentações de cosplayers.
– Exposição e campeonato de videogames.
22H
– Encerramento com show musical da cantora Gerlane Silva tocando temas de series clássicas.

SÁBADO – 06 DE JULHO
09H
– Abertura do Centro Cultural e museu para oficinas de desenho e pintura.
– Interação com os artistas.
– Início das competições de games, RPG e cards.
– Mercado de quadrinhos com venda e troca de revistas e itens colecionáveis.
12H
– Pausa para almoço.
14H
– Retorno ao Centro de cultura para competições de videogames e atividades de jogos e exibição de filmes.
15H
– Debate sobre a produção, criação de arte e quadrinhos como ferramenta para educadores. Como usar a cultura pop no estímulo a educação. Indicado para professores, profissionais de educação e público em geral.
– Participação de artistas convidados.
17H
– Pôr do sol com os artistas e convidados no mirante do açude de Coremas.
19H
– Reabertura das exposições de artistas
– Homenagem a Deodato Borges.
– Homenagem ao trabalho de Josevando Gonçalves.
– Premiações de cosplayers.
– Premiações de campeonatos de games.
22H
– Encerramento com show musical da Banda Many For Nothing tocando os clássicos do Rock and Roll

 

 

Assessoria

Deixe seu comentário