Compartilhe!

Várias lideranças comunitárias rurais e urbanas de Patos irão fundar neste sábado dia 8 de junho de 2019, a partir das 13:00 horas, no Auditório da Associação Comercial de Patos, a UMAC- União Municipal das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas de Patos, conforme edital publicado no Jornal Correio da Paraíba do dia 1 de maio de 2019, como também entregue aos presidentes de associações, núcleos de ações comunitárias, movimentos de moradia, acompanhados das fichas de inscrições dos delegados e delegadas.

No município de Patos, não existe União Municipal, apenas a UAC – União das Associações Comunitárias de Patos e Região, fundada em 1994, que é uma entidade regional, congregando 27 municípios da região. A UMAC nascerá filiada a UAC por abranger apenas o município de Patos, mas também se filiará a FEPAMOC- Federação Paraibana do Movimento Comunitário e a CONAM- Confederação Nacional das Associações de Moradores.

Para o presidente da comissão pró-fundação da UMAC, José Roberto de Lima, que é diretor de Comunicação da UAC e vice-presidente da Associação dos Agricultores e Agricultoras do Assentamento Patativa do Assaré, a fundação da entidade, visa fortalecer o movimento em Patos, que vem enfrentando dificuldades de atuação, justamente em virtude da ausência de uma entidade municipal, para acompanhar as reuniões nas associações, orientar a parte contábil, fazer a luta nas comunidades rurais e urbanas, levantando os problemas locais e encaminhando as autoridades responsáveis. Roberto ainda destacou que existem mais de 60 associações comunitárias rurais e urbanas e muitas não têm filiação a outras entidades de nível superior.  “ Estamos presenciando um amplo espaço de atuação que deverá ser ocupado pela UMAC logo depois da fundação, ” destacou o mesmo.

Outra frente  de atuação da UMAC será a busca de parcerias com outras entidades e instituições, a exemplo de bancos, que têm recursos, mas desde que as associações estejam legalizadas e sem restrições, especialmente junto  à Receita Federal e Previdência, que sejam cadastradas na Secretaria de Desenvolvimento Social e tudo isso será trabalhado pela nova entidade a ser fundada. “Pretendemos fazer essa discussão com bancos, SEBRAE, governo municipal e governo do Estado, pois tem o Empreender que poderá ser beneficiada muita gente com projetos”, disse o dirigente comunitário.

O congresso  reunirá lideranças comunitárias de Patos  e terá a presença do vice-presidente da FEPAMOC e da direção nacional da CONAM, Fernando Jordão que também é dirigente da UCES- União Campinense de Equipes Sociais de Campina Grande.

Todos os delegados e delegadas deverão se dirigir ao Auditório da Associação Comercial de Patos, localizado na Rua José Gomes Alves, 91, Centro, em frente ao Hotel JK, conforme publicação de edital.

Edital

Assessoria

 

 

Deixe seu comentário