Início Curiosidades Júpiter estará mais brilhante nesta segunda e poderemos ver até suas luas

Júpiter estará mais brilhante nesta segunda e poderemos ver até suas luas

Telescópio Espacial Hubble

O céu noturno em junho é rico em eventos para todos nós amantes do céu e da astronomia. Júpiter, o maior dos quatro planetas gigantes gasosos, estará em oposição. Este é o ponto mais próximo para nós, que ocorrerá em 10 de junho, e será particularmente brilhante durante todo o mês.

Júpiter é perfeitamente visível sem qualquer equipamento em especial e será um dos mais brilhantes objetos no céu noturno, mas se você tiver a chance de usar um binóculo ou um telescópio, faça isso. Você também poderá avistar as luas galileanas Io, Europa, Ganimedes e Calisto. O planeta estará com sua face virada para Terra 100% iluminada pelo Sol e estará a aproximadamente 640 milhões de quilômetros de nós.

“O maior planeta do sistema solar é uma joia brilhante a olho nu, mas parece ainda mais fantástico através de binóculos ou um pequeno telescópio, o que permitirá que você identifique as quatro maiores luas, e talvez até vislumbre as nuvens que circundam o planeta ”, disse a NASA em vídeo sobre o céu noturno de junho.

As quatro luas foram descobertas pelo astrônomo italiano Galileo Galilei em 1610 e foram usadas como evidência para mostrar que nem tudo (e, na realidade, muito pouco) orbita a Terra. Io orbita Júpiter em 1,7 dia, Europa é duas vezes maior que em 3,5 dias e Ganímedes, quatro vezes maior que Io, em 7,1.

Para achar ele no céu não há segredo: ele aparece na direção Leste logo após o pôr do sol e vai se elevando no céu ao decorrer da noite. O planeta é visto como um ponto branco e muito brilhante.

Mas se apenas Júpiter não for suficiente, há também uma conjunção planetária acontecendo este mês, que será quando a Lua cheia e o gigante gasoso formarão uma linda configuração no céu. Na astronomia, esse fenômeno indica a aproximação de dois ou mais astros no céu terrestre, e, desta vez, Júpiter e a Lua ficarão juntinhos no dia 16 de Junho.

Esse é o momento chave para tirar fotos, fazer observações e se maravilhar com a beleza do cosmos. Fique atento ao céu nesta segunda-feira, 10, e no dia 16, e vamos torcer para que as nuvens deem uma trégua para observarmos.

 

misteriosdoespaco.blog.br

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!