Compartilhe!

Com alegria, animação, criatividade e muita irreverência a 15ª edição do Passeio Junino de Carroças, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, saiu às ruas na tarde desta terça-feira (18), levando a tradição junina para a avenida e marcando a abertura oficial da programação da Vila São João.

Cerca de 50 carroças com adereços, música e personagens devidamente caracterizados, percorreram o trajeto que saiu da Rua do Prado, nas imediações da antiga Campal, em direção à Vila São João, localizada na Praça Getúlio Vargas.

Cada escola e creche fez uma homenagem a um artista do meio musical nordestino. Dentre os homenageados estavam Jackson do Pandeiro, Santana O Cantador, Dominguinhos, Trio Nordestino, Alcimar Monteiro, Zé Ramalho, Dorgival Dantas, Simone e Simaria, Wesley Safadão, entre outros. O Passeio também trouxe carroças com referência aos patoenses Gê Maria, Isabella Fernandes e Pedro Carpelli. Outro artista homenageado foi Gabriel Diniz, onde uma grande faixa com um poema carregada por personagens em pernas de pau vinha no final fechando o Passeio.

Também estiveram contribuindo para o embelezamento do evento as carroças da STTRANS, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do SINFEMP.

O prefeito Sales Júnior acompanhou todo o percurso participando do passeio, e destacou a importância e a contribuição para a cultura e a educação que o tradicional evento traz.

“É um momento magnífico, pois hoje abrimos oficialmente a abertura do São João Cultural e nós estamos mantendo toda parte cultural e tradicional que vem sendo realizada ao longo dos anos. Hoje o passeio de carroças em sua 15ª edição envolve escolas, creches, com muita beleza, muita criatividade e isso é muito importante,” destacou o prefeito.

Para a secretária de Educação do município, Socorro Chaves, que esteve junto às equipes trabalhando ativamente na preparação do evento, descreveu a realização do passeio como dever cumprido.

“O sentimento é de dever cumprido. Onde todo mundo de mãos dadas enfrentando todas as dificuldades conseguimos mostrar a que viemos. Patos está de testemunha da grandiosidade de nosso evento, e da satisfação de todos os envolvidos com nosso Passeio de Carroças,” disse a secretária.

WhatsApp Image 2019 06 19 at 10.03.02O coordenador de projetos e eventos da Secretaria de Educação, José Carlos Costa, que coordenou todo Passeio, agradeceu o engajamento e o comprometimento das equipes.

“Só tenho a agradecer, o sentimento é de dever cumprido, de gratidão. Pela equipe, por todas as escolas, todos os professores que se doaram, pelas diretoras, pelos supervisores, enfim, por todas as pessoas que se doaram e contribuíram de forma direta ou indiretamente para que o evento acontecesse com brilho. Foi uma grande festa, um 15º ano bem comemorado,” comemorou o coordenador.

O passeio premia a escola e creche que melhor executou o tema sugerido. Para isso, uma comissão avalia a performance e o desempenho das carroças e sua comissão durante o desfile. Foram premiadas os primeiros e segundos lugares de escolas e creches. A creche que ficou em 1º lugar foi a Creche Maria Gomes, do Distrito de Santa Gertrudes; e o 2º lugar ficou para a Creche CAIC, do Conjunto José Mariz. Entre as escolas, o 1º lugar foi para a EMEF Tobias Medeiros, do bairro Belo Horizonte; e no 2º lugar ficou a EMEF José Permínio Wanderley, do Distrito de Santa Gertrudes.

A diretora da creche vencedora, Celiane Gomes, falou da satisfação em participar do Passeio em mais uma edição e comemorou a premiação.

“Nós homenageamos a Banda Fulô de Mandacaru, e foi uma satisfação muito grande. Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que contribuíram, em especial aos amigos da Creche Maria Gomes que foram de grande valia para este acontecimento,” agradeceu.

Após a premiação, a Vila São João seguiu com sua programação artística e cultural, onde subiram ao palco as atrações Helô Wanderley, Lívia Valéria, Zé Nilton do Acordeon, Márcio Diniz e a Quadrilha Junina Pé de Moleque.

Coordecom

Deixe seu comentário