Compartilhe!

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos por meio do Programa Nacional de Combate ao Tabagismo vem realizando constantemente uma série de capacitação com as equipes das unidades básicas de saúde do município, com o intuito prepará-las para trabalhar a prevenção do consumo de derivados do tabaco, bem como estimular o abandono do cigarro entre as pessoas que já são dependentes.

Com base nessa prerrogativa, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos vem adotando a descentralização do programa para a Atenção Primária à saúde, já que funciona como porta de entrada das ações propostas.

De acordo com a enfermeira Érica Surama, coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, ressaltou que das 41 UBSs, boa parte das equipes já foram capacitadas e estão aptas para desenvolver o programa.

O usuário que realmente quer deixar o cigarro, deve se dirigir a uma unidade de saúde para participar dos grupos de combate ao tabagismo, conforme recomendou a coordenadora Érica Surama.

A previsão é que até setembro deste ano todas as equipes da atenção básica já estejam capacitadas para aplicar adequadamente as estratégias do Programa de Combate ao Tabagismo.

Ao longo desta semana a equipe multiprofissional das unidades básicas de Saúde, Roberto Oba e Aderban Martins, participaram da sensibilização.

Coordecom

Deixe seu comentário