Compartilhe!

Por meio de uma parceria entre as Faculdades Integradas de Patos (FIP), Maternidade Peregrino Filho, Hospital Infantil Noaldo Leite, Prefeitura de Patos, Secretaria Municipal de Saúde e 6° Gerência de Saúde, chegou à cidade de Patos nesta segunda-feira, dia 15, a sétima edição da Caravana da Rede Cuidar 2019.

A equipe de profissionais foi recepcionada na noite de ontem, domingo (14), no Patos Water Play, com uma acolhida realizada pelas esferas participantes. O momento contou com música ao vivo, além de uma apresentação de quadrilha junina.

Na manhã de hoje, dia 15, a ação teve início na sede das FIP, no bairro Belo Horizonte, com a oferta de consultas cardiológicas; de enfermagem e pediátrica obstétrica; atendimentos em fisioterapia; psicologia; nutrição; fonoaudiologia e saúde bucal, além dos exames de US obstétrica; de laboratório; eletrocardiograma e ecocardiograma.

Os profissionais que compõem a Caravana da Rede Cuidar ainda oferecem a parte lúdica, desenvolvida por uma equipe da arte-educação que recepciona todas as pessoas que chega para receber atendimento na juntamente com seus familiares.

Cláudio Régis, médico pediatra e coordenador da Rede Cuidar, explicou que a caravana percorre vários municípios do estado fazendo a busca ativa de crianças cardiopatas, e também promovendo qualificação profissional.

Desde a última segunda-feira (08), a Rede Cuidar já percorreu cidades como Monteiro, Princesa Isabel, Sousa, Cajazeiras, Itaporanga e Pombal.

Ainda segundo informou o médico Cláudio Régis, a caravana é uma das atividades que são desenvolvidas dentro do contexto da Rede Cuidar, projeto financiado pelo Governo do Estado, que para ser bem executado se dá por meio de parcerias com os municípios e escolas formadoras de profissionais da saúde.

Durante as ações, a equipe de cardiologistas realiza a consulta clínica e o Ecocardiograma. Nessa busca ativa, os novos pacientes são redirecionados para cada perfil de atendimento ambulatorial, ou ainda para outras formas de atendimento especializado.

O secretário municipal de Saúde de Patos, Dr. Umberto Joubert, disse que a Caravana da Rede Cuidar proporciona um grande avanço no tratamento de crianças com problemas cardíacos, e que toda a região de Patos agradece a iniciativa do governo do estado.

Joubert ainda ressaltou que o município está sempre de portas abertas para dar sua contrapartida, ainda mais quando a intenção é cuidar e melhorar a qualidade de vida dessas crianças.

Este ano, a ação da Caravana da Rede Cuidar acontece entre os dias 7 e 20, e passará por 13 municípios.

Coordecom – HB

Deixe seu comentário