Compartilhe!

Há cinco meses a Secretaria Municipal de Saúde de São Mamede em parceria com a Unifacisa (Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-PB) vem atuando na busca de casos de retinopatia diabética, entre pacientes com o diagnóstico da diabetes.

A equipe é formada por médicos residentes em oftalmologia, como a especialista Drª Milena Amorim de Souza e Dr. Carlos Teixeira Brandt. Eles ressaltam que o município se destaca, nessa região, pelo pioneirismo da ação.

Na última segunda-feira, 8 de julho, mais de 20 pacientes foram atendidos. Passaram pela triagem e avaliação médica e seguiram até o consultório móvel, para os exames de vista, fundoscopia e mapeamento da retina.

Em casos mais avançados da doença, o paciente recebe encaminhamento para o laboratório da Unifacisa. A marcação dos exames oftalmológicos ficará por conta da secretaria municipal.

O rastreamento promove a descoberta de casos avançados da doença, a fim de evitar a cegueira. Dos pacientes já atendidos, alguns receberam alta e outros permanecem em tratamento.

Essa é mais uma ação social da secretaria de saúde, executada na Policlínica Municipal Dr. Joácio Morais. A equipe da Unifacisa retornará no mês de agosto.

Assessoria

 

 

Deixe seu comentário