Compartilhe!

Nesta quinta-feira, 18, o comerciante Antonio Joaquim da Silva, conhecido morador da Rua Nelson Rodrigues, no Bairro Santo Antonio, faz 98 anos de idade.

Nasceu em Patos no distante ano de 1921. É casado há 74 anos com a pombalense Maria Ana Pereira da Silva, de 89 anos, com quem teve 11 filhos: José Antonio (falecido); João, Lourival, Edival, Aldo, Antonio Silva, Lia, Terezinha, Geraldina e Geralcina (gêmeas), e Maria Bethânia.

Seu Joaquim é comerciante desde 1958. “Meu pai vendeu frutas durante muitos anos no Mercado Central e viajou muitas vezes para Campina Grande, onde comprava parte das frutas que negociava em Patos. Depois, a pedido de minha mãe, deixou a profissão de feirante e passou a dedicar-se à sua mercearia, comercio que mantém até os dias hoje na casa onde mora”, disse o radialista Antonio Silva, filho do aniversariante.

Antonio Joaquim da Silva, que também trabalhou na construção de açudes em Patos e região, é um homem muito religioso, dedicado à família e gosta muito de ouvir rádio, especialmente a Espinharas, onde seu filho trabalha.

Tem como principal distração a sua mercearia, onde passa praticamente todo o dia.

Aprendeu a ler e escrever praticamente sozinho e faz contas de cabeça.

Acorda cedo e por volta das 7 horas já está no batente.

Todas as noites, antes de dormir, reza pedindo pelos filhos. Ele cita o nome de cada um dos filhos e quando está rezando aponta para o lado da casa de cada um.

É um homem de muita fé. Uma vez tentaram assaltá-lo e apontaram uma arma contra ele. Numa distração do bandido ele segurou rapidamente no cano do revólver, o assaltante tentou disparar e, como não conseguiu, fugiu. Ao ser indagado o porquê de ter feito aquilo ele disse que não tinha medo e que Deus faria com que saísse da arma apenas água.

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário