O médico sanitarista, Daniel Beltrammi, coordenador do projeto com profissionais da Maternidade de Patos
Compartilhe!

Agilidade na coleta e na entrega dos exames laboratoriais que antes tinham uma média de 40 minutos para serem concluídos e, atualmente, esse tempo foi reduzido para cerca de 15 minutos e ainda a melhoria no processo de classificação de risco e acolhimento da paciente, que também teve o tempo de espera reduzido, além de outras ações em desenvolvimento. Esses dois exemplos de melhoria na prestação de serviços da Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, já são resultados concretos que advém de uma formação continuada de gestores de unidades que integram a Rede Hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e já está repercutindo de forma positiva no cotidiano da unidade que é referência no sertão em atendimentos à mulher, inclusive, em gestações de alto risco.

Esses dois exemplos de melhoria, explica o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, foram implementadas no nosso dia a dia graças ao aprendizado nas oficinas do Projeto de Desenvolvimento Gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar (Proadi/MS). Segundo o médico, durante a visita da equipe do HCor, coordenadora do projeto, no último sábado (20), essas e outras melhorias que estão em andamento na unidade receberam elogios. “Eles verificaram in loco como funciona as mudanças, conheceram nossas instalações e gostaram do que viram”, destaca Dr. Umberto.

A gerente de Enfermagem da Maternidade, Milene Barbosa, reitera que o projeto está contribuindo para que a unidade melhore, ainda mais, seus processos. “A ideia de promover melhorias, com ações que utilizem o nosso potencial de infraestrutura e pessoal, sem a necessidade de grandes intervenções, fortalecendo nossa prestação de serviço e tornando-a mais eficiente e humanizada, foi bem acolhida por nossa equipe que tem feito mudanças significativas nos processos que culminam com melhorias no atendimento as nossas pacientes”, reitera Milene.

Além de Milene, integram a equipe de gestores da Maternidade que está participando das oficinas do projeto do HCor, Ana Maria de Lima, Coordenadora de higienização, Aline Brito, RT da Uti Materna, Anderson Sostenes, RT da Uti Neonatal, Luciana Maia, Diretora Assistencial, Marcone de Souza, Controlador de Contas a Pagar e Mabel Gomes, enfermeira da CCIH.

Detalhes do projeto

Profissionais da Maternidade de Patos com o médico Daniel Beltrammi coordendor do projeto
Profissionais da Maternidade de Patos com o médico, Daniel Beltrammi, coordendor do projeto

O Projeto de Desenvolvimento Gerencial integrado da linha de atenção às urgências no ambiente intra-hospitalar (Proadi/MS), coordenado pelo especialista em gestão hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e médico sanitarista, Daniel Beltrammi, busca implementar melhorias nas unidades de saúde da Paraíba. “Nós estamos cuidando das pessoas ou apenas tratando doenças? Trago questionamentos como este para provocar diálogos e, a partir deles, incentivar melhorias que não necessitam de atitudes mirabolantes. Só precisam acontecer utilizando o que já tem nos hospitais, por meio de atitudes e, principalmente, de muito cuidado com o outro, tanto com o paciente e também com o colega de trabalho”, declarou o coordenador do projeto.

No total, 11 unidades da Rede Hospitalar da Paraíba participam do Projeto, que qualificará 135 profissionais e é realizado em parceria com o Ministério da Saúde. Ele foi iniciado em 2018 com término previsto para 2020.

Além da Maternidade de Patos, integram o projeto o Hospital Edson Ramalho, o Arlinda Marques, o Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), além dos Hospitais Regionais de Cajazeiras, Sousa e Piancó, Traumas de João Pessoa e de Campina Grande, Hospital Metropolitano e Maternidade Frei Damião. A Paraíba é o 10º estado a participar do Projeto. O Projeto de Desenvolvimento Gerencial conta com um total de 210h de qualificação. Os núcleos temáticos do projeto são divididos em três eixos: gestão hospitalar; gestão clínica e atenção a urgências no ambiente intra-hospitalar e rede de atenção às urgências no âmbito do SUS.

 

Assessoria 

Deixe seu comentário