Compartilhe!

O objetivo da ação, que terá atividades durante todo o mês, é levar às gestantes de Patos e região, além de visitantes da unidade e profissionais, informações sobre a importância da amamentação e da doação de leite excedente, para estimular à doação”, destaca a coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino. O diretor geral da Maternidade de Patos, o pediatra Umberto Marinho Júnior, reitera a importância de ações como essa. “É necessário lembrar a população, em especial, as mães que podem doar seu excedente, que isso salva vidas, é um gesto de amor e, sobretudo, não lhes prejudica, nem ao bebê que está sendo amamentado, e que a única fonte de leite humano é a própria mãe doadora”, destaca o médico, lembrando que a amamentação, nos primeiros meses de vida, é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê.

A programação segue no dia 02, pela manhã, às 10h, com a palestra “A importância do leite materno para o RN prematuro em UTI’s” que será dada pela nutricionista, Silvania Rodrigues. No dia 06, a equipe do Banco de Leite fará outra palestra para as gestantes atendidas pela Atenção Básica de Patos, no auditório da 6ª Gerência Regional, as 8h30.

No dia 13, as atividades serão desenvolvidas no município de Catingueira. Lá, a equipe do Banco de Leite e porcionamento fará uma palestra sobre “Preparando a gestante para a amamentação”. Haverá ainda a distribuição de laços dourados e material informativo. N dia 14, a partir das 14h30, no CRAS Mariana Alves, a equipe do BLH conversará com as gestantes atendidas por aquele Centro sobre “Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno”.

No dia 15, a programação prossegue, as 8h30, com a realização de outra palestra no Maria Marques para gestantes atendidas pelo Centro, sobre “Os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno”. No dia 16, às 9h, a mesma palestra será realizada para gestantes da cidade de São Mamede. Desta vez, no auditório da UBS daquele município.

 As gestantes que são atendidas pela Maternidade no serviço de pré-natal de risco terão a oportunidade de, no dia 20, tirar todas as suas dúvidas sobre “Os mitos e verdades sobre o aleitamento materno”, durante palestra que acontecerá no auditório do Banco de Leite, a partir das 8h30. A nutricionista Silvania Rodrigues é quem fará a palestra.

A programação do dia 22 é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde e será restrita aos bioquímicos que integram a Rede Paraibana de BLH. Nesta data, eles participarão de um curso, em João Pessoa, na sede do BLH Anita Cabral. No dia 26, as gestantes do município de Malta terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre amamentação. A palestra, que será proferida pela equipe do BLH de Patos, acontecerá na sede da Câmara Municipal da cidade, a partir das 8h30.

 No dia 27, a programação será lúdica e divertida, com uma manhã de beleza dedicada às mães doadoras externas e internas da Maternidade, com direito a coffee break e sorteio de brindes. A atividade acontecerá no auditório do BLH, a partir das 9h. Nos dias 28 e 29, haverá treinamento para as equipes dos bancos de leite da rede paraibana, em João Pessoa e o encerramento das atividades do Agosto Dourado em Patos acontecerá no dia 30, às 9h, no auditório do SAMU, com o recebimento da doação de potes de vidros para armazenamento de leite.

 

Assessoria

Deixe seu comentário