Compartilhe!

5d4360106bb24 feira 1Agricultores familiares do município de Patos promovem todas as quintas-feiras, na Praça Padre Assis, nas proximidades da Feira da Troca, a Feira da Agricultura Familiar. Iniciativa que visa dar visibilidade aos produtores locais, como também potencializar as mercadorias produzidas por eles.

Na manhã desta quinta-feira, 1º de agosto, o prefeito de Patos, Sales Júnior, juntamente com o secretário de Agricultura, Júnior Guedes, esteve visitando a feira onde pôde dialogar com os agricultores conhecendo seus produtos e entendendo suas produções.

Durante a feira a comunidade pode aproveitar as primeiras horas da manhã para adquirir produtos como verduras, legumes e hortaliças livres de agrotóxicos, e também produtos como mel, queijos, doces e bolos. Além de poder aproveitar um café da manhã regional com um cardápio diversificado de caldos, café, entre outros.

5d4360106be89 feira 2“Nossa feira esse ano vai fazer 11 anos de existência. Todas as quintas-feiras a partir das 4 horas da manhã nós estamos aqui na praça para vender os nossos produtos. São bons produtos com bom atendimento. A gente zela muito por isso, porque a gente zela muito por nossos clientes. A gente já formou uma irmandade muito grande inclusive com os clientes, porque além da venda que a gente tem, ainda também tem uma palestra com eles,” comentou o presidente da associação da Feira da Agricultura Familiar, José Marcelino.

O agricultor Jurandir de Medeiros revelou que antes da existência da feira a mercadoria se perdia, ou acabava sendo dada como alimento para os bichos de sua propriedade. “É de uma importância muito grande, porque a gente antes pegava a mercadoria que sobrava e muitas vezes ia para os bichos. E agora tem o local para a gente colocar aqui na feira e é uma renda a mais na nossa casa,” disse.

Já a agricultora Maria Francinete comemora o sucesso da feira e comenta sobre a oportunidade de vender seus produtos. “Eu acho muito bom essa feira, ajuda bastante. A gente vive disso. Faz oito anos que a gente traz os produtos para cá e é muito bom. Eu fico na barraca das comidas e meu marido traz jerimum, acerola, limão, mamão, pimenta, mastruz, erva cidreira, coco, leite. Com essa feira a gente consegue fazer um bom dinheiro por mês,” afirmou.

Na feira também é possível comprar derivados do leite, como é o caso da barraca da produtora Maria do Socorro Rodrigues. “O meu produto é diferenciado, eu trago ovos, manteiga, nata, queijos, doce de leite e espécie. Para nós é uma boa renda a Feira da Agricultura Familiar,” comentou.

A Feira da Agricultura Familiar conta com a parceria da Prefeitura de Patos, PROPAC, Ação Social Diocesana e EMATER.

Coordecom

Deixe seu comentário