Doutor Eulâmpio com os pais da criança.
Compartilhe!

O Hospital Infantil de Patos, sob a orientação técnica do médico Eulâmpio Dantas, realizou em parceria com o Complexo Hospitalar Regional de Patos, e com a colaboração do gastroenterologista doutor Jerônimo Franco de Almeida e do anestesista doutor Távio Leal Januário, uma gastrostomia por via endoscópica em uma criança de 11 anos. “O paciente neuropata acamado estava necessitando de nutrição enteral definitiva e aguardava há um mês a realização do procedimento”, disse Eulâmpio.

Segundo o portal pebmed.com.br e outros sites pesquisados “a gastrostomia endoscópica percutânea é um procedimento cirúrgico gastro endoscópico o qual um tubo é empregado para fornecimento de dieta enteral, colocado no estômago, através da implantação percutânea e pela parede abdominal, geralmente, para fornecer um meio de alimentação, quando a administração oral não é adequada“.

Doutor Eulâmpio aproveitou para agradecer a todos que participaram do processo. “Este procedimento só se realiza em hospitais de João Pessoa, forçando os pacientes e familiares a se deslocarem e provocar um grau de sofrimento e gastos desnecessários no nosso entendimento, além de superlotar estes serviços com demandas que podemos resolver aqui no nosso sertão. Agradeço a todos que colaboraram com este processo”, finalizou o médico.

A mãe da criança, Edilam Oliveira, deu um depoimento sobre a atitude do médico: “Eu, como mãe dessa criança, atenciosamente agradeço a cada um que nos ajudou e nos ajuda com ele, Fiquei muito feliz por terem conseguido essa troca da sonda do meu pequeno. Só nós sabemos a dificuldade que passamos quando viajava pra essa troca, pois muitas vezes ele chegava de viagem e ficava no hospital e hoje agradeço por terem conseguido. Deixo aqui meu muito obrigado a todos que nós ajudou“.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário