Início Saúde Hospital Infantil realiza procedimento de gastrostomia endoscópica em criança de 11 anos,...

Hospital Infantil realiza procedimento de gastrostomia endoscópica em criança de 11 anos, em Patos

Doutor Eulâmpio com os pais da criança.

O Hospital Infantil de Patos, sob a orientação técnica do médico Eulâmpio Dantas, realizou em parceria com o Complexo Hospitalar Regional de Patos, e com a colaboração do gastroenterologista doutor Jerônimo Franco de Almeida e do anestesista doutor Távio Leal Januário, uma gastrostomia por via endoscópica em uma criança de 11 anos. “O paciente neuropata acamado estava necessitando de nutrição enteral definitiva e aguardava há um mês a realização do procedimento”, disse Eulâmpio.

Segundo o portal pebmed.com.br e outros sites pesquisados “a gastrostomia endoscópica percutânea é um procedimento cirúrgico gastro endoscópico o qual um tubo é empregado para fornecimento de dieta enteral, colocado no estômago, através da implantação percutânea e pela parede abdominal, geralmente, para fornecer um meio de alimentação, quando a administração oral não é adequada“.

Doutor Eulâmpio aproveitou para agradecer a todos que participaram do processo. “Este procedimento só se realiza em hospitais de João Pessoa, forçando os pacientes e familiares a se deslocarem e provocar um grau de sofrimento e gastos desnecessários no nosso entendimento, além de superlotar estes serviços com demandas que podemos resolver aqui no nosso sertão. Agradeço a todos que colaboraram com este processo”, finalizou o médico.

A mãe da criança, Edilam Oliveira, deu um depoimento sobre a atitude do médico: “Eu, como mãe dessa criança, atenciosamente agradeço a cada um que nos ajudou e nos ajuda com ele, Fiquei muito feliz por terem conseguido essa troca da sonda do meu pequeno. Só nós sabemos a dificuldade que passamos quando viajava pra essa troca, pois muitas vezes ele chegava de viagem e ficava no hospital e hoje agradeço por terem conseguido. Deixo aqui meu muito obrigado a todos que nós ajudou“.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!