Compartilhe!

O prefeito interino de Patos, Sales Júnior, recebeu, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, o professor e diretor do campus da UFCG/Patos, Sérgio Ricardo e o vice-diretor do Hospital Veterinário, Pedro Isidro, para celebrar um convênio objetivando o controle de animais de ruas de Patos, bem como a execução de atendimento odontológico. Estiveram presentes no momento da assinatura do convênio, o Procurador do Município, Jonas Guedes, e o Chefe de Gabinete, Paulo César.

O compromisso firmado entre a Prefeitura de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande/Campus Patos é para a execução do atendimento clínico-ambulatorial e cirúrgico pela Clínica Escola de Odontologia da UFCG à comunidade do município de Patos, aos indivíduos atendidos pelo Programa do Centro Pop, crianças atendidas pelo Caps Infantil, referência da Unidade de Pronto Atendimento Maria Marques e demanda reprimida do Centro Especializado Odontológico (CEO). O convênio se estende ao Hospital Veterinário Universitário da UFCG a animais de companhia (cães, gatos, aves, etc) e de produção (equídeos, bovinos, caprinos, ovinos e suínos) tutorados por pessoas de baixa renda residentes no município de Patos.

Com o convênio, será disponibilizado pelo Centro de Saúde e Tecnologia Rural o espaço físico do Hospital Veterinário, bem como os profissionais e equipamentos, a destinação de 10% das consultas diárias a animais de companhia e de produção tutorados por pessoas de baixa renda e cadastradas em programas sociais, realização mensal de um mutirão de castração de caninos e felinos.

Da Clínica Escola de Odontologia também serão disponibilizados os espaços da Clínica, dos profissionais e dos equipamentos para atendimentos clínicos e cirúrgicos, a destinação gratuita dessas consultas e atendimento clínico e cirúrgico de pacientes que se enquadram nos requisitos acima citados, atendimento semanal das crianças cadastradas no CAPS Infantil para procedimentos odontológicos com diagnóstico de autismo para acolhimento e realização de condicionamento, atendimento e tratamento odontológico, atendimento semanal dos pacientes encaminhados do CEO e do PA Maria Marques.

A Prefeitura de Patos fará o recolhimento e correta destinação de todo o lixo hospitalar produzido no Hospital Veterinário Universitário, realização do teste diagnóstico de Leishmaniose para triagem dos animais a serem incluídos nos mutirões de castração, aquisição de todo o material de consumo necessário aos períodos pré, trans e pós-operatório dos animais incluídos nos mutirões de castração, seleção e transporte para o Hospital Veterinário dos animais a serem castrados nos mutirões, disponibilização de estrutura e pessoal para a realização de acompanhamento pré, trans e pós-operatório dos animais incluídos nos mutirões de castração e seleção e transporte para a Clínica Escola de Odontologia dos pacientes do CAPS Infantil nos dias de atendimento.

O prefeito interino, Sales Júnior, analisou que a execução do convênio é benéfica para que serviços aconteçam entre as instituições.

“Eu vejo isso como muito importante para o município e para a Universidade também porque é preciso acontecer, ter sempre essas parcerias, esses convênios entre instituições”, disse.

Já Pedro Izidro, vice-diretor do Hospital Veterinário da UFCG, afirmou é o inicio de uma importante medida para o controle de animais de rua.

“Creio que vai ser muito interesse como primeira medida para o controle de animais de rua”, explicou Pedro.

Sérgio Ricardo, diretor do campus da UFCG/Patos, destacou a responsabilidade da gestão para as causas do município.

“Agora sim, a UFCG com a Prefeitura de Patos através da gestão do prefeito Sales Júnior vem mostrando a seriedade, as dificuldades que ele tem enfrentado, tratando os problemas e indo a fundo às questões. Eu creio que isso é que é importante do gestor, e ele tem demonstrado muito bem isso e com muita sabedoria”, destacou Sérgio.

 

Coordecom 

Deixe seu comentário