Georgia Campos
Compartilhe!

Conhecido como ouro em forma de líquido, o leite materno tem muitos poderes. Um deles é o de proporcionar aos bebês nutrientes necessários para o seu bom desenvolvimento. Neste dia 1º de agosto, data que marca o início da Semana Mundial de Amamentação, que neste ano traz como tema “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, o objetivo é incentivar a amamentação e enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares que, muitas vezes, é visto apenas como uma missão da mulher.

A médica pediatra e chefe do setor de Pediatria do Hospital do Hapvida em João Pessoa, Georgia Campos, ressalta que a amamentação garante uma série de fatores que beneficiam mãe e filho. “Além de fortalecer o vínculo entre a mãe e o bebê, a amamentação diminui os riscos de a mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama e de ovário, depressão e hemorragia pós-parto. Amamentar é um ato prazeroso, que aumenta a autoestima e faz um bem enorme ao corpo, a alma e ao coração”, pontua.

Amamentar gera um fortalecimento do sistema imunológico das mamães, tendo em vista que ele e promove as mulheres que amamentam uma sensação de força. “Para a mulher que amamenta saber que o filho vai encontrar o melhor alimento a partir do leite materno produzido pelo seu próprio corpo e que o bebê cresce saudável, gera uma força para vencer cada etapa dessa nova fase da vida que, muitas vezes, é desgastante, mas absolutamente compensada pela alegria de poder auxiliar no desenvolvimento da criança”, explica a pediatra.

A pediatra ainda explica que o leite humano possui numerosos fatores imunológicos que protegem a criança de infecções. “Os anticorpos IgA no leite humano são um reflexo dos antígenos entéricos e respiratórios da mãe, ou seja, ela produz anticorpos contra agentes infecciosos com os quais já? teve contato, proporcionando, dessa maneira, proteção a? criança contra os germens prevalentes no meio em que a mãe vive”, conclui.

Incentivo – No Hospital do Hapvida em João Pessoa, as mães e familiares de mulheres que têm seus filhos na unidade hospitalar recebem toda orientação acerca da importância do aleitamento materno e são estimuladas a amamentar seus pequenos desde o primeiro contato.

 

Múltipla Comunicação

Deixe seu comentário