Caso aconteceu na Avenida Senhora Santana, no município de Luís Gomes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Luís Gomes
Compartilhe!

Um bebê de 7 meses de idade foi encontrado morto na manhã desta sexta-feira (23) em seu berço no município de Luís Gomes, interior do Rio Grande do Norte. Segundo a Polícia Militar da cidade, a família do menino acredita que ele tenha se asfixiado com os lençóis que o cobriam durante a madrugada, enquanto dormia.

Em sua listagem de óbitos, o Instituto Técnico Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) informou que a causa da morte do menino foi por asfixia mecânica. O laudo final da autópsia está sendo feito pelo Itep de Pau dos Ferros.

De acordo com informações da Polícia Militar da cidade, o caso aconteceu na madrugada desta sexta-feira (23) na residência em que o bebê morava com os pais no centro do município de Luís Gomes.

“Os pais contaram que agasalharam o bebê, porque realmente está fazendo muito frio por aqui esses dias, e colocaram ele pra dormir no berço. Lá pelas 5h, quando acordaram, o encontraram já sem vida”, disse o subtenente Gentil Melo, da Polícia Militar da região.

À Polícia Militar, a mãe e o pai disseram que enrolaram o bebê com lençóis. Em seguida, foram dormir. A PM acredita que o menino possa ter se mexido bastante durante o sono e se enrolado nos lençóis, o que pode ter causado a asfixia.

Luís Gomes é um município da região do Alto Oeste potiguar com cerca de 10 mil habitantes. A cidade fica aproximadamente 450 quilômetros distante da capital Natal.

Cuidados para o sono

O pediatra potiguar Leonardo Maia explica que, apesar desse tipo de caso acontecer de maneira mais rara no Brasil, os médicos sempre alertam para os responsáveis terem atenção à posição que o bebê vai dormir e tirarem qualquer obstáculo do berço.

“Não é para ter nenhum obstáculo no berço, nem travesseiros, nem mesmo aqueles protetores laterais do berço, que são acolchoados, porque eles são obstáculos. Até mesmo os lençóis de cama pedimos para ser de elástico, para evitar ondulações e a possibilidade de o bebê puxar e se enroscar. E sempre recomendamos que a posição ideal para colocar os bebês dormindo é com as costas para o colchão e a barriga para cima”, explicou.

O pediatra disse também que é fundamental que, após os bebês se alimentarem, eles fiquem cerca de 15 minutos nos braços antes de serem colocados para dormir no berço.

 

G1 RN

Deixe seu comentário