Município de Parari.
Compartilhe!

O município de Parari, no Cariri Paraibano, figura como o município menos populoso da Paraíba, de acordo a nova estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019 e publicada nesta quarta-feira, 28, pelo Diário Oficial da União (DOU). A população do município caiu na nova estimativa do IGBE, pois na de 2014 tinha 1 809 habitantes.

A população total da localidade é de 1.771 habitantes, seguido de São José do Brejo do Cruz, com 1,801 habitantes, e Riacho de Santo Antônio, com 1.948 habitantes. Há vários anos atrás, o posto de menor população era ocupado por Coxixola, também no Cariri, e que atualmente está com 1.921 habitantes.

De acordo com o site Viajando Todo o Brasil, o município “originou-se do Sítio das Pombas e que o nome dado ao sítio e ao povoado foi devido a grande quantidade dessas aves visitarem o poço do rio que banha a região”. Parari é o nome indígena para “ave”.

Com uma área territorial de 207,688 km² e distante 234 km de João Pessoa, Parari foi elevada à categoria de município pela lei estadual nº 5887, de 21 de abril de 1994, desmembrado de São José dos Cordeiros. Quem nasce no local recebe o gentílico de “parariense” e o atual prefeito é José Josemar Ferreira de Souza (PSB), conhecido por Josa.

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Foto: Viajando Todo o Brasil

Deixe seu comentário