Compartilhe!

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) está ampliando parcerias com diversas instituições e entidades com a finalidade de oferecer mais cursos profissionalizantes para reeducandas e reeducandos. Além de promover a ressocialização, os cursos são uma oportunidade para que possam aprender uma profissão e, assim, poder traçar nova trajetória de vida, diante da possibilidade de voltar ao mercado de trabalho.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba (Aemp), a Seap está ofertando um curso de confeitaria às reeducandas da Penitenciária Feminina “Maria Julia Maranhão”, em João Pessoa. O curso tem duração de 160 horas/aula.

Outro curso que está sendo oferecido na Penitenciária Feminina “Maria Júlia Maranhão”, é o de Lancheiro com duração de 30 horas/aula. A iniciativa é da direção da unidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba (Aemp).

Castelo de Bonecas – As reeducandas artesãs que fazem parte do Projeto Castelo de Bonecas da Penitenciária Feminina “Maria Júlia Maranhão”, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça, participaram de um Workshop com a professora e artesã Marta Araújo de Melo. A oficina teve como objetivo aperfeiçoar o trabalho das reeducandas trazendo novidades, motivação, habilidades e estimular atividades que possam agregar conhecimentos necessários.

De acordo com a diretora da penitenciária, Cínthya Almeida, o Projeto Castelo de Bonecas existe desde 2012 e é uma referência em termos de atividades de ressocialização, o que é importante para a missão de reintegração social das reeducandas.

Além de ensinar uma profissão, o projeto serve como remição de pena: a cada três dias de trabalho, as internas reduzem um dia de pena. Parte dos recursos oriundos da venda das bonecas é revertida para as reeducandas artesãs.

SECOM

Deixe seu comentário