Compartilhe!

A Livraria Nobel, localizada no primeiro piso do Guedes Shopping, será palco, na noite de hoje (12), do lançamento do livro Sexagenárias – Catedral da Guia e Diocese de Patos, do escritor Damião Lucena, que também é historiador, jornalista e radialista.

A publicação traz um formato criativo de Igreja, com torre e pedestal, uma vez que, além de fonte de pesquisa, constitui uma peça decorativa de contemplação à ilustrar bureaux, estante, centros e oratórios, levando a Imagem da Catedral de Nossa Senhora da Guia a vários rincões.

São 64 páginas de pura história, através das quais estão apresentadas, com riqueza de detalhes todas as obras do artista plástico José Lima, levadas a efeito a partir de 1949, partindo do ingresso e a primeira imagem, o autor e sua vida, os quadros do Teto: A infância de Maria, a Anunciação, o Nascimento de Cristo, a Sagrada Família, Senhora das Dores, A Assunção de Maria; a tradução do latim nas cenas retratadas: Do livro dos Gênesis: A graça concebida pelo Senhor a Sara, O Pacto com Noé após o Dilúvio; A trajetória de Jacó na viagem de encontro ao irmão Labão; Do livro dos Juízes Jael Ampara Cisera; Do Livro de Rute a determinação da Mulher contra a Fome; Do Livro dos Juízes Abgail evita que Davi cometa mal ao seu marido cruel; Do Livro de Ester a paixão do Rei Assuero por Jovem Judia; Do livro dos Reis a missão dada por deus a Elias na apresentação como profeta de Acabe; O convencimento de Jacó sobre o Poder de Deus; a brava mulher que corta a cabeça do general Olofernes após seduzí-lo; O pedido de Ana ao pai para conceber um filho; O apego das viúvas a sogra revoltada com Deus pela perda de marido e filhos; Débora na missão divina de convocar Baraque para o ataque a Cisera pela opressão aos Judeus;; O encontro de Isac com rebeca; O pecado original praticado por Adão e Eva; e a Arca de Noé em Pleno Dilúvio. Na representação da Via Sacra: Jesus é Condenado a Morte e Recebe a Cruz; Cai pela primeira vez e encontra Maria; Recebe a ajuda de Simão e tem a face enxugada por Verônica; Cai a segunda vez e fala às Mulheres de Jerusalem; Cai a terceira vez e é despojado de suas vestes; É pregado e Morre na Cruz; é retirado e sepultado; Na nave do altar a referência a Glorificação de Maria; As aparições de Guadalupe, Lourdes; Fátima e Salete; Quadros Referenciais de Santa Cecília e Davi Salmista; São João Maria Vianey – padroeiro dos Párocos na Sacristia; Os altares – do Altíssimo, São José, São Cristovão e Santa Inês; A origem a devoção á Nossa Senhora da Guia de Matriz às Catedral; A referência Paroquial do Padre Fernando Gomes – autor do hino da padroeira; Todos os párocos e momentos da Festa da patrona diocesana; a Criação da Sexagenária Diocese com a trajetória dos seus bispos: Dom Expedito, Dom Gerardo, Dom Manoel e Dom Eraldo e seus administradores: Padre Laíres e Padre Ronaldo; Municípios que integram a Diocese com seus templos principais, área territorial e população, e respectivos padroeiros; Campanha Sou Catedral Sou Deus, mensagem do autor e o retorno para casa, na imagem de saída. Um livro? Um Oratório Exposto? Um Souvenir? Uma Lembrança? Tudo junto em uma mesma publicação que constitui peça de decoração, fonte de pesquisa, um presente aos 60 anos da Diocese de Patos, na imagem do seu principal templo, a sexagenária Catedral de Nossa Senhora da Guia.

Portanto, finalmente hoje, o lançamento, a partir das 19h, na Livraria Nobel do Guedes Shopping. O exemplar custará apenas 39,90.

 

Assessoria

Deixe seu comentário