Foto: Aline Lins.
Compartilhe!

O Santuário de Elefantes do Brasil emitiu uma nota nesta quinta-feira (3), em que alerta para o estado em que vive a elefanta Lady, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, em João Pessoa. A entidade diz estar “profundamente preocupada” com a “grave situação” do animal e se prontifica a transferir o animal para o Santuário, que fica no Mato Grosso, sem qualquer despesas.

No texto, o Santuário diz estar feliz com o apoio da sociedade de João Pessoa e que está acompanhando a situação do animal há vários anos. Segundo o órgão, o cativeiro e a falta de atendimento causaram infecções crônicas nas patas do animal e que há indicações de osteoartrite, conforme documentado em perícia solicitada pelo MPF, divulgada em 15 de julho.

Uma audiência sobre o caso deve acontecer dia 18, na 2ª Vara da Justiça Federal da Paraíba com a presença da Prefeitura de João Pessoa e representantes das entidades protetoras de animais para tratar da possibilidade de transferência do animal para o Santuário.

Além da audiência, o diretor da Bica Jair Azevedo disse que deve acontecer uma visita ao Santuário no dia 23, para checar as condições do local. Caso o Santuário ofereça melhores condições para Lady, ela será liberada, mas não será devido ao estado de saúde dela na Bica.

A direção da Bica negou os maus-tratos e alegou que a doença nas patas da elefanta é comum e que já estava providenciando um especialista para tratá-la. Sobre a nota do Santuário publicada nesta terça, o diretor da Bica, Jair Azevedo, disse que “o Santuário dos Elefantes deseja levar todos os elefantes pra lá” e que, para o santuário, “todos os elefantes que vivem em zoológico estão em estado preocupante”.

Sobre o estado de saúde de Lady, o diretor disse que ela está bem e que já comprovou perante o Ministério Público Federal a situação do animal, que sofre de uma doença nas patas, mas que já possui um especialista vindo do Zoológico de Pomerode, em Santa Catarina, designado a tratá-la.

ClickPB

Deixe seu comentário