Conjunção Lua, Saturno e Mercúrio no dia 20 de novembro de 2017. Foto registrada em João Pessoa. (Marcelo Zurita),
Compartilhe!

Na noite deste sábado, 05, Lua e Saturno estarão em uma bela conjunção no céu. Os dois estarão tão próximos no céu que em algumas partes do sul do país, a Lua chegará a ocultar o Planeta dos Anéis.

Evidentemente, essa proximidade é aparente já que a Lua estará bem próxima à Terra, a cerca de 387 mil quilômetros, enquanto Saturno, estará a cerca de 1,5 bilhões de quilômetros de distância. Entretanto, como Terra, Lua e Saturno, estarão perfeitamente alinhados no espaço, nosso satélite chegará a ocultar o planeta em algumas partes do mundo.

Para os observadores aqui na Paraíba, Lua e Saturno estarão separados por uma distância de apenas 14′ (quatorze minutos de grau). Para se ter ideia do quão próximo isso é, a Lua tem um diâmetro aparente de 30′ e, se esticarmos nosso braço na noite desse sábado, poderemos ocultar Lua e Saturno com a ponta de nosso dedo mindinho, que mede aproximadamente 60′.

conjuncao
Simulação Stellarium

Este fenômeno pode ser contemplado a olho nu, desde que as condições meteorológicas permitam. Mas aqueles que tiverem acesso a um telescópio, poderão contemplar ao mesmo tempo, os anéis de Saturno e as crateras da Lua. Um belo espetáculo que vale a pena conferir.

Observação Pública

Em João Pessoa, o Centro de Estudos Marcos Jerônimo, a Associação Paraibana de Astronomia e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB estarão disponibilizando seus telescópios para uma observação pública na Praça da Paz, nos Bancários. O evento começa a partir das 17:30, é gratuito e aberto ao público de todas as idades. Faz parte das celebraçoes da Semana Mundial do Espaço e da Noite Internacional de Observação da Lua.

cartaz

cartaz lua

cartaz paz
Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira

 

Deixe seu comentário