Compartilhe!

A comemoração de um ano de atividades do Hospital do Bem – unidade oncológica que faz parte do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos, aconteceu na manhã desta segunda-feira (07). O momento foi marcado com um louvor do diácono José Tadeu Rodrigues, com sessões de maquiagem para pacientes, uma ação em alusão ao Outubro Rosa, com toques de sino por pacientes que alcançaram a cura, com voz e violão e ainda por um lanche coletivo partilhado por funcionários, pacientes e integrantes da ONG ‘Amigas Viva a Vida’. Tudo aconteceu no hall de entrada da unidade, que estava decorado com elementos e cores numa alusão ao Outubro Rosa, e contou com a presença da Secretária Executiva de Saúde, Renata Nóbrega, da diretora geral, Liliane Sena e da diretoria da Santa Casa de Birigui, que administra o Complexo.

A solenidade começou com a palavra do diácono, que falou sobre a importância do Hospital para a cura dos pacientes. Após a homilia, que enalteceu a fé como principal caminho para ter resultados positivos, o religioso benzeu o espaço. Em seguida a Secretária Executiva de Saúde, Renata Nóbrega, destacou os diferenciais da unidade e anunciou que a intenção da Secretaria é ampliar os serviços do Hospital do Bem. “De fato, nós melhoramos o serviço oncológico no sertão com o Hospital do Bem que é referência para 89 municípios da região e a nossa intenção é ampliar a oferta de serviços aqui, porque esse é o SUS que funciona, que dá certo”, afirmou a representante da SES.

A diretora geral do Complexo, Liliane Sena, agradeceu a sua equipe, destacando que ela, durante esse primeiro ano de funcionamento, se dedicou ao máximo para que tudo acontecesse a contento e lembrou do papel da ONG ‘Amigas Viva a Vida’ na conquista e realização de um antigo sonho que era descentralizar os serviços oncológicos na Paraíba. “Vocês, da ONG, encabeçaram essa ideia de trazer um serviço de oncologia para o sertão. A ousadia de vocês culminou com isso que nós temos aqui hoje, que é um serviço eficiente, com resultados reais e muitas histórias de superação e cura”, disse Liliane, agradecendo a fundadora da ONG, Gerusia Delfino, também presente na ocasião, e a médica oncologista, Nayhara Castro, pela dedicação e compromisso com os pacientes da unidade.

Dra. Nayhara, visivelmente emocionada, disse que o Hospital do Bem vai muito além de tratar o paciente. “Nós, aqui, tratamos o paciente com o que a Medicina e os protocolos determinam, mas, vamos além disso, acolhemos ele com humanização e carinho e não apenas os nossos pacientes, mas, seus familiares que se envolvem também com a doença porque não há como ficar indiferente a um quadro de câncer, seja ele qual for. Como já fui paciente, agrego essa visão ao meu conhecimento científico e acadêmico e entendo como um paciente se sente ao receber o diagnóstico, isso também diferencia a nossa conduta”, destacou a médica, que recebeu elogios públicos sobre seu acolhimento aos pacientes.

Boa parte da comemoração hoje pela manhã, foi acompanhada de voz e violão, com o coordenador administrativo do Hospital do Bem, Thiago Viana, que se revezou entre vocal e violão, com o cantor Yago Marinho. No final, todos participaram de um lanche coletivo, com direito a bolos comemorativos em função do primeiro aniversário de funcionamento do Hospital do Bem.

Assessoria

Deixe seu comentário