Compartilhe!

A ação de oito cabeleireiros voluntários e a disposição de algumas mulheres em ajudar ao próximo, transformaram a recepção do Hospital do Bem, em Patos, na manhã desta segunda-feira (21), num espaço solidário, onde cabeleireiros se revezavam no corte de cabelos e doadoras se dispunham a abrir mão de parte das madeixas em prol de uma ação que envolveu amor, solidariedade e compaixão. O Dia da Doação de Cabelo, uma das ações do Outubro Rosa da unidade e também das comemorações de um ano de atividades do Hospital, é uma data que ficará marcada para todos os envolvidos nesta atividade e mais ainda para quem será beneficiada por uma das perucas que será confeccionada com os cabelos doados hoje. Além do corte de cabelos, alunos do curso de Estética, do colégio Santo Expedito, se uniram à ação e fizeram maquiagem, massagem e sobrancelhas das doadoras, abrilhantando, ainda mais, aquele momento.

E assim, das 8h até o final da manhã, aos poucos foram chegando as doadoras. Foram mais de 50 cortes de cabelo, fora os cabelos trazidos pelos cabeleireiros oriundos de cortes de clientes em seus salões. A estudante Alana da Silva Gomes, moradora do bairro Santa Clara, foi pela primeira vez ao Hospital do Bem, exclusivamente, doar parte de seu cabelo. Ela tomou conhecimento da ação através de uma propaganda veiculada no whatszap e, imediatamente, se sentiu sensibilizada. “Quando vi o convite da ação, decidi que iria ajudar, porque esse gesto de carinho ao próximo não me custou nada. Muito pelo contrário, me deixou muito feliz em poder ajudar outras pessoas. Foi um ato de generosidade que me fez muito bem”, disse Alana, que doou cerca de 20 cm de cabelo e ainda saiu satisfeita com o novo visual e impressionada com a estrutura do Hospital do Bem que, até então, ela só conhecia de ouvir falar.

A funcionária do Hemonúcleo, Kataine Linhares, também foi uma das voluntárias. Não foi a primeira vez que ela doou parte de seu cabelo com essa finalidade. Essa foi a segunda ação dela neste sentido, a primeira aconteceu durante um Congresso, em Recife. “Iniciativas como essa, de poder fazer o bem e ajudar alguém a melhorar a autoestima sempre me cativam. Penso que isso é um ato de amor ao próximo também. O que são alguns centímetros de cabelo, perto do que você pode fazer por outra pessoa?”, destaca ela, que ficou sabendo da ação também em redes sociais.

Para a cabeleireira Lidiane Silva, que tem um salão com o mesmo nome, localizado no bairro do Belo Horizonte, participar desta ação do Hospital do Bem foi uma honra. “Me senti muito bem em poder ajudar, em poder participar desta iniciativa que vai contribuir para devolver a autoestima de mulheres que fazem tratamento contra o câncer”, disse a cabeleireira que ficou sabendo da ação através de várias lientes que são funcionárias do Complexo. “Quando fui convidada a participar, disse logo que iria com o maior prazer”, afirmou Lidiane.

Todo o cabelo doado será encaminhado para o ONG ‘Amigas Viva a Vida’ que, por sua vez, encaminha para os profissionais que confeccionam as perucas, o Sr. Valdinho, natural da cidade de Patos, mas, atualmente radicado na cidade de Água Branca e Sérgio, que mora em João Pessoa. O trabalho de confecção das peças também é voluntário e as perucas são distribuídas de forma gratuita pela ONG. A fundadora e vice-presidente da ONG, Gerusa Delfino, elogiou a iniciativa do Hospital do Bem;. “Essa ação foi nota 10, pois nos ajudará bastante a continuar propiciando essa humanização com as pacientes, que é a doação de perucas. Com elas, as pacientes recupera a autoestima, ganham mais esperança e, portanto, ainda mais vontade de viver”, destaca Gerusa, lembrando que qualquer paciente do Hospital do Bem tem direito a ganhar uma peruca. Para tanto, basta solicitar na sede da ONG, localizada na Rua Juvenal Lêdo, S/N, no Belo Horizonte. Ela informa ainda que pede a devolução das mesmas após o final do tratamento. “Como nossas perucas são confeccionadas de cabelo natural, elas têm uma durabilidade muito grande, daí a agente sugerir a devolução para que mais mulheres possam utilizá-las”, lembra ela.

“Foi um sucesso o Dia da Doação de Cabelos. Até superou nossas expectativas”, destacou a enfermeira oncológica do Hospital do Bem, Aretusa Delfino que acompanhou a ação nesta manhã. Ela lembra que até o final do mês, várias outras atividades serão realizadas dentro do Outubro Rosa e das comemorações de um ano do Hospital.

A diretora geral do Complexo Liliane Sena, também comemorou o sucesso da iniciativa. “Eu não pude estar presenta à atividade, em função de um compromisso de trabalho, mas, fiquei extremamente feliz em saber que houve uma expressiva adesão à nossa ação, tanto por parte das pessoas que se dispuseram a colaborar com sua força de trabalho, quanto às mulheres que foram doar seus cabelos. Essa ação ajudará às pacientes de câncer a aumentarem sua autoestima e nós, do Hospital do Bem, nos sentimos muito bem não só de assistir, mas de ajudar as nossas pacientes também neste aspecto”, destaca a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, fazendo um agradecimento às alunas do curso técnico de Estética, da escola Santo Expedido que ajudaram a tornar mais alegre o dia das doadoras de cabelo.

Assessoria 

Deixe seu comentário