Compartilhe!

No Brasil, os principais marcos regulatórios da construção da saúde pública são a Constituição Federal de 1988 e o Projeto da Reforma Sanitária, os quais foram os responsáveis pela idealização e implantação do Sistema Único de Saúde – SUS.

A razão da existência de um sistema de saúde é o cuidar dos pacientes nas suas múltiplas necessidades de atendimento e, na atualidade, esse cuidar precisa ser feito de maneira humanizada. E foi justamente para debater sobre a importância da “Humanização na Área de Saúde”, que no último dia 23, a programação do Outubro Rosa, do Hospital do Bem, de Patos, incluiu um Bate Papo com essa temática.

E quem conduziu essa conversa foi a psicóloga Paula Santos e alguns alunos concluintes do Curso de Psicologia da UNIFIP. Durante boa parte da manhã, eles colocaram para os colaboradores da unidade, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, muitas informações sobre os diferenciais que a humanização promove nos serviços de saúde e realizaram dinâmicas que facilitam o entendimento da necessidade de tais iniciativas.

“Por mais especialistas que disponhamos, por melhores estruturas físicas que tenhamos, e com todos os recursos tecnológicos, precisamos também ter uma equipe que esteja pronta a acolher, a partilhar sentimentos e a, sobretudo, tratar com dignidade e afeto nossos pacientes e também fortalecer e estimular relações saudáveis de trabalho. Esse é o sentido da humanização”, argumenta a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, lembrando que, conceitualmente, a humanização baseia-se numa visão holística, e requer um esforço individual dos prestadores de serviços. “À medida em que o homem passa a adquirir um maior conhecimento técnico, tende a esquecer de que também precisa valorizar o lado humano, por isso, os valores da humanização devem ser resgatados”, reitera Liliane.

Programação

            Até o dia 30, ainda haverá algumas atividades dentro da programação do Outubro Rosa no Hospital do Bem. No próximo dia 28, a partir das 15h, acontecerá outra Roda de Conversa com o tema “Autoestima e enfrentamento do câncer” e no dia 30, último dia de atividades, às 8h, acontecerá momentos de maquiagem, musicoterapia e sessões de fotos. Logo em seguida, às 10h, será realizada outra Roda de Conversa. Ambas as ações acontecem no hall da unidade. E a tarde, haverá uma sessão de cinema especial, no Guedes Shopping, exclusiva, para pacientes, acompanhantes e colaboradores. O filme em exibição será ‘Malévola’.

Assessoria

Deixe seu comentário