Compartilhe!

Nesta segunda-feira, dia 28 de outubro, a reportagem do Blog do Jordan Bezerra ouviu os depoimentos de vítimas de Patos-PB que caíram em novo golpe que bandidos estão aplicando em usuários do WhatsApp.

Entenda

Alguns moradores da cidade de Patos relataram que seus amigos haviam recebido uma mensagem no aplicativo de mensagens WhatsApp pedindo 2 mil reais emprestados, e que o valor seria devolvido no dia seguinte. Sem desconfiar de que poderia ser um golpe, alguns desses amigos foram logo transferindo os valores para a conta do colega, que, na verdade, eram as contas dos golpistas.

Bandidos invadiram o aplicativo WhatsApp e se passaram por essas pessoas. Com contas falsas, eles mudaram a foto do perfil, nome, e clonaram o número do chip do alvo. Em seguida enviaram as mensagens pedindo os valores em dinheiro para o maior número de contatos possível da lista da pessoa escolhida pelos bandidos. Com esta técnica, eles conseguiram enganar vários amigos da pessoa que teve o número clonado.

A invasão a celulares

A prática de invadir os celulares e clonar os chips é a mesma utilizada pelos ‘Hackers’ que invadiram as contas do ministro da Justiça do Brasil, Sérgio Moro, e vários procuradores da Operação Lava Jato, em junho deste ano. Com a clonagem dos Chips, os bandidos têm acesso a todas as informações contidas no número de celular, como grupos do aplicativo, contatos e até as mensagens.

Denúncia 

Uma das vítimas informou que os bandidos enviaram a mesma mensagem para cerca de 50 amigos seus, e que vários haviam caído no golpe e depositado a quantia em contas enviados pelos bandidos.

“Um amigo meu falou comigo pelo WhatsApp alegando que estaria precisando de um valor emprestado, e que me devolveria no dia seguinte. Até então eu achava que era realmente ele, pois tinha a mesma foto, mesmo nome e até os grupos em comum no aplicativo. Na ânsia de ajudar, eu acabei fazendo o depósito. Era um sábado, e cerca de uma hora depois eu fiquei sabendo que era um golpe. O chip desse meu amigo havia sido clonado e cerca de 50 pessoas receberam essa mesma mensagem”, informou a vítima, que não quis ser identificada.

Embora as vítimas tenham procurado a Delegacia Civil em Patos para realizarem o Boletim de Ocorrência, logo foram informados de que a polícia nada poderia fazer, pois os bandidos já haviam sacado os valores, e que seria mais um caso a entrar para as estatísticas.

Além desse caso, vários outros foram registrados em todo o Brasil. Para evitar ataques como este, os aplicativos orientam aos usuários a fazerem a ‘Confirmação em duas Etapas’, nas configurações do app. Para ativar, é só ir em ‘conta’, ‘Confirmação em Duas Etapas’, e clicar em ‘Ativar’. Além disso, os usuários devem utilizar senhas mais seguras nos e-mails e também no acesso aos aplicativos.

Blog do Jordan Bezerra

Deixe seu comentário