Compartilhe!

Natural de Conceição do Piancó, nascido em 18 de fevereiro de 1950, cantor, compositor e instrumentista, defensor do Forró, já participou de vários festivais.

Francisco Ferreira Lima, conhecido pelo nome artístico de “Pinto do Acordeon”, será homenageado no FECUP – Festival Cultural de Picotes. O festival entra para a sua terceira edição e tem como palco a Vila de Picotes, nacionalmente conhecida como a vila do cinema brasileiro no município de São Mamede.

Com data marcada para o próximo dia 9 de novembro, o evento traz uma programação de atividades durante todo o dia. Logo cedo, às 5h, acontece a trilha ecológica e o rapel, que tem o apoio do Corpo de Bombeiros de Patos.

No período da tarde, a parte das oficinas, que surge como novidade dentro do festival. E à noite, acontecem as apresentações de artistas de São Mamede e de cidades circunvizinhas.

O festival tem este objetivo de provocar as diversas manifestações culturais de toda a região. Além de dar espaço para exposições de artesanatos, cactos, dos trabalhos realizados na vila e também do Clube do Fusca.

Sobre o homenageado, Pinto do Acordeon, os organizadores argumentam que ele é um exemplo da cultura popular, amante do acordeon e será a primeira personalidade cultural viva a receber homenagem no Fecup.

Recentemente, o cantor recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba. Esse título é oferecido a pessoas que fazem a cultura popular e que, por tradição oral, receberam e repassam para as novas gerações.

Sua obra se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba, após Lei a ser aprovada na Assembleia Legislativa do Estado.

A programação dos shows culturais do festival começa a partir das 22h, com Cicinho Lima e a participação especial de seu pai, Pinto. Depois, o grupo As Meninas sobe ao palco e, para fechar o festival, a cantora Cyda Dias.

Assessoria

Deixe seu comentário