Compartilhe!

Com a presença de diversos profissionais da fisioterapia, professores, estudantes, vereadores e demais profissionais da saúde, a Câmara Municipal de Patos realizou na noite desta quarta-feira(30), uma Sessão Solene em homenagem pelos 50 anos de regulamentação da fisioterapia no Brasil. A Sessão foi uma iniciativa da presidente da Casa, vereadora Tide Eduardo.

“Foi uma Sessão linda, simples mas bastante prestigiada e com vários homenageados. Todos os homenageados prestam um importante serviço a nossa sociedade e todos os profissionais estão de parabéns, obrigado a cada um que esteve presente”, destacou Tide.

Durante a Sessão, diversos fisioterapeutas e pessoas que contribuem para o crescimento da fisioterapia em Patos foram homenageadas através da entrega de “Voto de Aplausos”. As primeiras fisioterapeutas a atuarem na cidade de Patos, Rejane Maria e Francisca Maracajá  falaram da alegria de serem homenageadas pela Câmara de Vereadores.

“É muito importante esse reconhecimento pois é uma profissão relativamente nova no Brasil e que presta um importante serviço à população. Eu e minha amiga Francisca Maracajá começamos no interior onde ninguém conhecia realmente a fisioterapia, mas aos poucos foi havendo reconhecimento da comunidade, dos próprios médicos e o benefício social e funcional que traz para os pacientes para recuperarem sua funcionalidade, sua dignidade, então isso é muito importante. Esperamos cada vez mais que a sociedade e os políticos reconheçam mais os profissionais para que sejam mais valorizados, tenham concursos públicos para que tenham mais segurança no futuro”, enfatizou Rejane Maria.

“São 50 anos de muita luta, muito trabalho, na busca incessante do reconhecimento, da valorização de um profissional e de uma profissão. Quando cheguei a Patos nossa profissão era meramente desconhecida, mas com o passar do tempo os conhecimentos foram chegando, os clientes foram recebendo atendimento e começaram a valorizar realmente o que é ser fisioterapeuta. Nossa principais ferramentas são as mãos e o coração, então quanto mais a gente busca o conhecimento mais ainda nossas mãos vão se valorizando e buscando dar o melhor”, disse Francisca Maracajá.

Silano Souto Mendes, presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 1ª Região- CREFITO I, agradeceu a Câmara e destacou a importância da valorização do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional, como também a necessidade da melhoria de acesso da população a estes profissionais.

“Primeiramente agradecer a Câmara de Vereadores de Patos por essa singela homenagem e lembrar que são duas profissões que estão aniversariando hoje, uma é a fisioterapia e a outra é a terapia ocupacional que são consideradas profissões irmãs dentro da área da saúde e foram reconhecidas e regulamentadas juntas no mesmo decreto Lei nº 938 de 1969. O reconhecimento por parte do Poder Legislativo da cidade de Patos é o reconhecimento da necessidade da intervenção fisioterapeuta e terapeuta ocupacional sob a população. Infelizmente essa população, o povo brasileiro ainda não tem a devida assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional. Então é importante sensibilizar os poderes públicos para que nós tenhamos mais concursos e mais profissionais no Sistema Único de Saúde para que a população não sofra tanto”, ressaltou Silano.

Outro homenageado da noite foi o Centro Universitário de Patos-UNIFIP, e quem esteve representando o reitor João Leuson, foi sua irmã, Silvania Palmeira Gomes, que agradeceu à Câmara pela homenagem e destacou o trabalho da UNIFIP na formação de profissionais fisioterapeutas.

“Para UNIFIP é um orgulho muito grande, pois somos pioneiros no Sertão oferecendo o curso de fisioterapia e estamos a cada semestre colocando excelentes profissionais no mercado de trabalho. E é com muito orgulho que recebemos esse “Voto de Aplausos” pois é um reconhecimento e incentivo tanto para os profissionais quanto para a nossa instituição. Só tenho a agradecer à Câmara de Vereadores e a toda população por essa valorização”, concluiu Silvania.

Ouça as entrevistas:

  • Francisca Maracajá:
  • Rejane Maria:
  • Silvano Mendes:
  • Silvania Palmeira Gomes:
  • Tide Eduardo:

Fotos:

Assessoria

Deixe seu comentário